(21) 2682-1379 Fale Conosco
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vitória Dupla! Direito às progressões múltiplas e interstícios trabalhados são reconhecidos pela Reitoria e na Justiça!

14 de setembro de 2023

Comunicação da ADUR

Vencemos a longa batalha pelo respeito à progressão trabalhada (interstício) e possibilidade de progressões em atraso. Ao final, encaminhamos um passo a passo.

Nas últimas duas gestões da ADUR-RJ a luta pela carreira se materializou em intensa atuação nos conselhos, CPPD e na Justiça. Em setembro de 2021, a Diretoria da ADUR-RJ, gestão 2019/2021, entrou com ação coletiva para que as progressões múltiplas e seus efeitos financeiros, respeitando a lei do quinquênio (até cinco anos de retroatividade), fossem acatadas pela Rural. Esse processo foi acompanhado e segue em julgamento em segunda instância. Processos individuais foram impetrados naquela gestão e na atual gestão da ADUR. Nesse mês de setembro um processo individual que havia sido julgado favorável em primeira instância foi retirado no TRF2, com o julgamento contrário a apelação feita pela UFRRJ.

Ainda em 2022, a diretoria da ADUR atuou em diferentes instâncias propondo a revisão desse formato de progressão. No início de 2023 encaminhou uma proposta de regulamentação sobre o assunto, aprovada pelo GT Carreira, mas que ainda não foi apreciada pelas instâncias superiores da universidade. Em duas reuniões realizadas com a Reitoria, ainda no primeiro semestre de 2023, o sindicato colocou novamente esta e outras questões sobre a carreira docente, como reposicionamento e insalubridade. A partir de pareceres recentes, a AGU reconhece que a Lei 12.772/12 garante a concessão da progressão do docente e os seus efeitos financeiros respeitando o período de interstício, independente das datas de tramitação do processo.

Em reunião da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) no dia 6 de setembro último, com a presença da diretoria da ADUR, e por meio de memorando em 13 de setembro, a PROGEP anunciou que passará a encaminhar as progressões múltiplas dos docentes, e manterá o interstício declaratório, isto é, de 24 meses trabalhados. A posição acompanha a revisão da Advocacia-Geral da União (AGU) sobre o tema. De imediato o efeito será que as progressões atrasadas solicitadas serão aceitas; os docentes com progressões em atraso podem encaminhar seus processos; e as portarias emitidas contarão com a data do interstício trabalhado.

 “Para a ADUR é uma vitória! Lutamos muito por essa mudança e respeito à carreira docente” – comemora a professora Elisa Guaraná, presidenta da ADUR. 

A comissão segue sendo, como previsto em lei, parte do processo para a avaliação do desempenho docente exigido para a progressão/promoção, mas o parecer da comissão não estabelece mais uma nova data de interstício.

 “Ainda temos um percurso importante pela frente para reaver os cinco anos em que houve mudança nos interstícios dos e das docentes, decorrentes da suspensão das progressões múltiplas por parte do governo federal, e do uso do parecer das comissões de avaliação, como base de novo interstício, na UFRRJ. É uma vitória do movimento docente federal, que vem lutando em seus sindicatos, em todo o país, por esse reconhecimento e mudança de entendimento por parte dos órgãos reguladores e reitorias. Na ADUR, fomos incansáveis nessa demanda” explica a presidenta da ADUR, Elisa Guaraná.

Em caso de dúvidas entre em contato com a ADUR-RJ pelo WhatsApp 21 99158-4389 ou pelo e-mail adurrj@adur-rj.org.br. Ou com a assessoria jurídica da ADUR pelo WhatsApp 21 99905-9032 ou e-mail contato@boechatewagner.adv.br.

Passo a Passo 

Para progressões em atraso: 

1. Abrir processo no SIPAC (A sugestão do nosso jurídico, é abrir individual por interstício. O memorando da PROGEP dá a entender que podem ser em um só processo), seguindo os trâmites institucionais previstos: enviar para o departamento formar comissão. (os processos serão apensados e avaliados). Pela ordem cronológica, cada interstício deve atender às exigências.

2. O processo deve conter a última portaria correta do seu interstício e portarias posteriores que, porventura, tenham alterado o interstício, relatório e comprovações.

3. Solicitar, quando for o caso, a retificação de portaria que tenha sido alterada em função de processo anteriores. Ex: data de parecer de comissão ou data de entrada com processo de progressão/promoção

Progressões em dia, mas que tiveram interstício alterado 

a. Docente que já faz jus a nova progressão, de acordo com o interstício trabalhado, no entanto teve o interstício alterado.

1. Abrir processo para nova progressão com a última portaria correta e portaria que alterou o interstício. Ex. Pela portaria correta a docente teria direito a progredir em junho de 2023, mas pela portaria expedida na última progressão, em função do relatório da comissão, seu interstício passou para novembro de 2023.

2. Solicitar avaliação da progressão e retificação ou anulação e nova portaria com correção de financeiro.

b. Para os que ainda não teriam direito a nova progressão/promoção, no entanto tiveram os interstícios alterados para a data do parecer da comissão ou abertura de processo.

1. Abrir processo solicitando retificação ou anulação e nova portaria com correção de financeiro.


Mais Notícias

Podcast da ADUR – A ADUR no 43º Congresso do ANDES

Postado em 25/02/2025

Aconteceu em Vitória, no Espírito Santo, entre os dias 27 e 31 de janeiro, o 43º Congresso do ANDES. O leia mais


Reajuste de servidores públicos precisa de aprovação da Lei Orçamentária Anual para ser implementado

Postado em 24/02/2025

Dentre as principais conquistas da greve realizada pelos docentes docentes de instituições federais e de outras categorias em 2024 está leia mais


Primeira Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) de 2025 acontece em Brasília. ADUR participa de ato cobrando cumprimento do acordo de greve

Postado em 21/02/2025

Aconteceu ontem, dia 20 de fevereiro, a primeira Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) de 2025. O encontro teve a leia mais


11 de fevereiro – Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Postado em 11/02/2025

Hoje é o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência! A data, instituída pela ONU em 2015, reforça a leia mais


Professora do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ, Fabiana Rodrigues, assume, no dia 11, a coordenação adjunta do Fórum Estadual de Educação no RJ

Postado em 07/02/2025

  07 de fevereiro de 2025 Comunicação da ADUR A ADUR celebra as posses do professor Waldeck Carneiro como novo leia mais


Nota de apoio à Professora Ligia Bahia – Assine a Petição

Postado em 04/02/2025

04 de fevereiro 2025 Comunicação da ADUR A ADUR convida a comunidade acadêmica e a sociedade a assinarem a petição leia mais


Manifestantes fizeram protestos contra o avanço da extrema-direita na Alemanha e na Argentina

Postado em 04/02/2025

04 de fevereiro de 2025 Comunicação da ADUR No último fim de semana, milhares de pessoas saíram às ruas em leia mais


Nota da ADUR sobre o corte de energia em algumas unidades de ensino da UFRRJ

Postado em 30/01/2025

m 30 de janeiro de 2025 Comunicação da ADUR A Associação de Docentes da Universidade Federal Rural do Rio de leia mais


Dia Nacional da Visibilidade Trans

Postado em 29/01/2025

29 de janeiro 2025 Comunicação da ADUR Hoje, celebramos o Dia Nacional da Visibilidade Trans! Este dia é um marco leia mais


Nota de Pesar – Marina Colasanti (1937-2025)

Postado em 28/01/2025

28 de janeiro 2025 Comunicação da ADUR Hoje, despedimo-nos de uma das mais brilhantes vozes da literatura contemporânea, Marina Colasanti. leia mais


demais notícias