Nova Diretoria da ADUR toma posse
Aconteceu, na última terça-feira, dia 14 de novembro, a posse da nova diretoria da ADUR, biênio 2017-2019. O evento começou com as falas dos integrantes da gestão anterior, que relembraram aspectos importantes da atuação do grupo e, mais uma vez, apontaram o ganho de mobilização com a disputa por duas chapas.
“Conseguimos sacudir a base a ponto de termos duas chapas, e isso é muito bom. Hoje a gente passa a direção, entrega a ADUR em boas mãos, com certeza. Os camaradas que vão estar à frente na luta são pessoas comprometidas com a defesa da universidade, do serviço público. Nós saímos com consciência tranquila de ter feito o nosso melhor, nas condições que nos foram entregues e na conjuntura terrível na qual estamos mergulhados”, sintetizou Marcelo Herbst, ex-vice-presidente.
Em seguida, o atual presidente, Luís Mauro Magalhães, apresentou as principais propostas da chapa vitoriosa ADUR Autônoma e Representativa. Ele iniciou sua fala saudando e reconhecendo o esforço da antiga diretoria e agradecendo a presença de todos, em especial alguns professores que participaram da fundação da ADUR.
Na apresentação das propostas da chapa, que hoje é Diretoria, Luís Mauro destacou algumas ações que o grupo pretende fazer, como levar o debate sobre a entidade sindical para a base, nos departamentos e gabinetes; reativar e consolidar os grupos de trabalho; aprofundar o debate sobre as condições de trabalho dos professores dentro da universidade, fazendo a crítica necessária à competição e ausência de solidariedade na pós-graduação; a defesa das bandeiras da educação, da ciência e tecnologia, das políticas sociais e contra a perda de direitos.
“A nossa chapa se constituiu através do debate político sobre a história da entidade. Nós entendemos, cada vez mais, que para ampliar a representatividade do sindicato, nós temos que ser uma entidade de professores e professoras, sem adjetivações. Nós somos um conjunto de professores. E é isso que nos une: as questões dos professores”, disse Luis Mauro.
O professor comentou, ainda, sobre a importância da campanha para o grupo. “Esse grupo se consolidou e formou unidade através das dificuldades do processo de campanha. A gente utilizar os métodos do século XIX, sem invalidar e sem deixar de lado as novas tecnologias do século XX, foi fantástico. Nos encheu de esperança”, disse. Luis Mauro também respondeu às críticas direcionadas à chapa. “Precisamos esvaziar esse discurso falso do novo e do velho. Os poetas já resolveram isso: se chamam sonhos e sonhos não envelhecem. A questão da idade é uma falsa questão, nós podemos, com experiência, com as novidades, com o novo, fazer trabalhos fantásticos do ponto de vista sindical”, afirmou.
O reitor da universidade, professor Ricardo Berbara, que já integrou a diretoria da ADUR em duas ocasiões, também participou da cerimônia. Em sua fala, ele destacou a importância da ADUR e do resgate à tradição solidária do sindicato.
“A ADUR é uma seção sindical construída a duras penas desde a década de 80, e eu vejo aqui alguns fundadores, que sempre se pautou com princípios que ultrapassavam as demandas corporativas, em defesa da categoria profissional. É um sindicato que se preocupou com a solidariedade e com outros movimentos sociais de uma forma geral, com a construção de um país socialmente mais inclusivo e justo. Essa característica solidária me parece a característica mais forte do nosso sindicato. E eu acho que ela vai continuar sendo com essa nova diretoria que hoje se inaugura. Eu estou muito feliz por estar observando essa energia”, contou Berbara.
Após a fala do reitor, os demais membros da diretoria também discursaram, agradecendo a presença das pessoas que compareceram à cerimônia, dos votos recebidos pela chapa, do privilégio de participar desta gestão. Salientaram, também, a importância da ADUR nas questões internas da universidade. Por fim, o filho do professor Leandro de Araújo, fez uma apresentação musical, seguida de seu professor, que tocou a Sonata Número 14 de Beethoven.
Mais Notícias
Reajuste salarial dos servidores federais é resultado de mobilizações e greve
Postado em 17/01/2025
17 de janeiro de 2025 Comunicação da ADUR No dia 31 de dezembro de 2024, foi publicada no Diário Oficial … leia mais
Programa Mais Professores: Iniciativa é promissora, mas carreira docente ainda precisa de mais investimentos
Postado em 15/01/2025
15 de janeiro de 2025 Comunicação da ADUR O Governo Federal lançou nesta terça-feira (14), o Programa Mais Professores para … leia mais
Contra o Retrocesso na Moderação de Conteúdo da Meta e os Ataques à Regulação Democrática do Espaço Digital
Postado em 08/01/2025
Mark Zuckerberg, CEO da Meta, que abrange as redes sociais Facebook, Instagram e Threads, anunciou publicamente que a empresa irá … leia mais
Fechamento do Arquivo Público do Rio de Janeiro: Governador ataca preservação da memória histórica
Postado em 08/01/2025
08 de janeiro de 2025 Comunicação da ADUR O anúncio do fechamento do Arquivo Público do Estado do Rio de … leia mais
A democracia continua de pé
Postado em 08/01/2025
08 de janeiro de 2025 Comunicação da ADUR Dia 8 de janeiro de 2025 é o dia do povo brasileiro … leia mais
Fernanda Torres Vence Globo de Ouro com Filme que Relembra as Cicatrizes da Ditadura: “Eu Ainda Estou Aqui”
Postado em 07/01/2025
07 de janeiro de 2024 Comunicação da ADUR Neste fim de semana, a atriz Fernanda Torres fez história ao vencer … leia mais
Governo Federal apresenta MP que garante o reajuste aos servidores
Postado em 03/01/2025
03 de janeiro 2025 Comunicação da ADUR O Governo Federal anunciou junto ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços … leia mais
A ADUR deseja um excelente 2025
Postado em 31/12/2024
🌟 A ADUR deseja a todas e todos um final de ano de descanso, reflexões e renovação. ✊ 2024 foi … leia mais
Nota sobre ação antissindical do TCU contra professores do Cefet/RJ
Postado em 27/12/2024
Nós, abaixo-assinados, vimos a público para denunciar recente ação do Tribunal de Contas da União (TCU), que demandou a abertura … leia mais
A Lei Orçamentária Anual foi aprovada. E agora?
Postado em 20/12/2024
A greve de alguns setores do serviço público federal, dentre eles a educação, teve conquistas importantes, na negociação com o … leia mais