(21) 2682-1379 Fale Conosco
[wpdreams_ajaxsearchlite]

PETROBRÁS: CONVERSA COM GUILHERME ESTRELLA

Por Jaime Rodrigo da Silva Miranda [ii]

 

Evento [iii] organizado pela querida prof Lúcia Valadares (foto) trazendo à UFRRJ o Geólogo Guilherme Estrella, Ex-Diretor de Exploração e Produção da Petrobrás de 2003 a 2012, coordenador da equipe que descobriu as reservas do pré-Sal.

Além da riqueza do debate, a trajetória de Guilherme demonstra seu empenho em defender a Petrobrás como patrimônio do povo brasileiro e uma empresa que deve ser pensada e gerida como elemento fundamental para garantir a soberania energética e POLÍTICA do Brasil.

A polêmica das privatizações de empresas gigantes em setores estratégicos continua, como ocorreu com a Vale do Rio Doce no governo Fernando Henrique.

Para além desta polêmica, tem uma coisa pouco abordada no cotidiano, com  tanta gente discutindo política nas ruas, nos bares, nas casas, nos grupos de WhatsApp que reproduzem um mundo de informações e de acusações entre defensores de orientações políticas distintas.

Discute-se e se ataca partido A,B ou C. Político A, B, ou C, ou D. Esquerda ou direita. Estados Unidos, Venezuela. Bandido morto ou direitos humanos. Etc., etc.

Mas não se fala muito sobre o projeto de desenvolvimento da NAÇÃO BRASILEIRA.
Qual seria ele?

Aqueles/as que defendem o Estado Mínimo e a privatização do patrimônio público… Que defendem a atual aliança submissa que o governo federal pratica com os Estados Unidos que estão de olho em nossas riquezas naturais… os/as que não se indignam com os ataques que o Governo e o Ministério da Educação estão cometendo contra as universidades públicas e acham que uma Universidade Federal é espaço de diversão de jovens doutrinados e de incompetência dos gestores… os que defendem a reforma da previdência, defenderam a PEC do congelamento e acreditam que o problema maior da economia é o gasto público …

Sem julgamento moral, eu me pergunto: será que essas pessoas consideram isso projeto de nação? Será que conseguem vislumbrar o resultado disso já no presente e num futuro bem breve?

Isso seria o tal “nacionalismo” e “patriotismo” tão defendido por elas?

Um problema grave que temos hoje – também pouco discutido – é quando propostas que entregam o Brasil à exploração internacional e assassinam nossa soberania se vestem de um falso moralismo e incrivelmente conseguem se disfarçar como “nacionalismo” e “patriotismo” na política.

E convencem muita gente, o que é pior.

Salve, salve, grande brasileiro Guilherme Estrella!

Saudações à competência e aos valiosos esforços para fazer da Petrobrás uma riqueza do POVO brasileiro, e não de acionistas privados!


[i]Texto postado no Facebook pelo Prof. Jaime Rodrigo Miranda no dia 06/012/2019: <https://www.facebook.com/luciaaparecidavaladares.sartorio>

 [ii] Prof. Adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestre em Extensão Rural, é graduado em Zootecnia. Na docência, busco aprofundar a discussão sobre as dimensões políticas, sociais, culturais e ambientais envolvidas nos processos de desenvolvimento e nas Ciências Agrárias, enfatizando o papel da universidade e da ciência na formação crítica dos futuros profissionais para transformação da sociedade visando cidadania.

[iii]  Mesa-Redonda Intitulada “Petrobrás, Ciência e Política de Desenvolvimento”, promovida pela ADUR-RJ, no dia 05/12/2019, às 13h, auditório Prof. Gusmão, 3º andar, Pavilhão 1 da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Expositores: Guilherme Estrella (Geólogo, diretor da Petrobrás entre os anos de 2003 e 2012), Alexandre Freitas (Professor do Departamento de Ciências Econômicas/UFRRJ), com a mediação de Marcelo Fernandes (Professor do Departamento de Ciências Econômicas/UFRRJ). (Resistência & Luta na Pluralidade – Gestão: 2019-2021)


Mais Notícias Movimentos

🔉 ⚠️ O SINTUR-RJ e ADUR-RJ convidam os TAES e professores (as) para participar da 28ª edição dos atos do Grito dos Excluídos e das Excluídas

Postado em 06/09/2022

Sob o eixo “Brasil: 200 anos de (In)dependência. Para quem?”. O objetivo é reverberar a voz dos que não foram leia mais


ADUR participa da CONAPE

Postado em 15/07/2022

📍 Começou hoje, em Natal, a segunda edição da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) deste ano, que tem como leia mais


IX JURA na UFRRJ

Postado em 24/06/2022

Todos os anos, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupa as universidades e Instituições de Ensino Superior do leia mais


Presidenta da ADUR participa de live sobre mulheres sindicalistas

Postado em 22/06/2022

🗣️ A professora do Departamento de Ciências Sociais da UFRRJ e presidenta da ADUR, Elisa Guaraná irá participar, amanhã, partir leia mais


Debate “Desafios da Carreira Docente”: dia 27/05 na UFRJ!

Postado em 24/05/2022

24 de maio de 2022 📍Nesta sexta-feira agora, dia 27 de maio, a partir das 10h, acontecerá no campus da leia mais


#MulheresNoSindicalismo

Postado em 06/05/2022

05 de abril de 2022 Imprensa ADUR-RJ   📢✊ A participação de mulheres docentes e pesquisadoras no 40º Congresso do leia mais


FASE comemora 60 anos debatendo a retomada do Brasil

Postado em 04/05/2022

Entre os dias 27 e 29 de abril aconteceram as atividades de comemoração do 60 anos da Federação de Órgãos leia mais


1º de maio foi marcado pela luta coletiva dos trabalhadores e trabalhadoras contra Bolsonaro

Postado em 03/05/2022

ADUR e outras seções sindicais somaram na mobilização no Rio de Janeiro   3 de maio de 2022 Imprensa ADUR-RJ leia mais


1º de maio: ato da classe trabalhadora!

Postado em 29/04/2022

  O domingo, 1° de Maio, Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora, será marcado por atos de rua em leia mais


ADUR parabeniza 60 anos da FASE

Postado em 28/04/2022

Fundada em 1961, a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional – FASE, está celebrando 60 anos com encontros leia mais


demais notícias