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Pauta demandada pela ADUR sobre mudanças climáticas e infraestrutura é debatida na reunião do Consu

A diretora da ADUR, Liz Paiva, no Consu

No último dia 31, foi realizada a reunião do Consu e um dos pontos de pauta foi o ofício n° 67/2023 enviado pela ADUR, em 15/12/2023, que trata dos protocolos para enfrentamento de questões climáticas, infraestrutura para o conforto térmico, política institucional de sustentabilidade ambiental e energética e infraestrutura para condições de trabalho acadêmica e administrativa na UFRRJ. 

Presente à reunião, a diretora da ADUR, Liz Paiva, ressaltou a necessidade de se realizar alguns protocolos, a curto prazo, por conta dos fenômenos climáticos como enchentes e “ondas de calor”. Tais fenômenos, especialmente os ocorridos nos meses finais de 2023, mostraram que as estruturas da Universidade não estão preparadas para receber os e as docentes, técnicos administrativos e estudantes no retorno às aulas. Esta foi a conclusão do levantamento preliminar realizado pela Comissão de infraestrutura e questões climáticas da ADUR, composta por representantes docentes. “Apesar do esforço da gestão da universidade, ainda temos salas de aula sem ar condicionado ou com aparelhos sem funcionamento, sem ventiladores, insuficiência de bebedouros e de um sistema de refrigeração nos espaços comuns fechados”. Liz reforçou ainda, que o momento é de união de toda comunidade acadêmica para encontrarmos soluções técnicas e científicas que atendam às demandas apontadas.

Nesse sentido, após as manifestações docentes e referendadas na Assembleia da ADUR em 13/12/2023, a reitoria criou em 26/01/2024, o Comitê extraordinário de acompanhamento das mudanças climáticas e seus impactos sobre os ambientes de trabalho acadêmico e administrativo na UFRRJ. Contudo, segundo a Portaria n°. 474/2024 – GABREI, o Comitê só deverá apresentar à Administração Central um diagnóstico no prazo de 120 (cento e vinte dias), o que é preocupante, tendo em vista o início do semestre de 2024-1.

A resposta da reitoria ao ofício n° 67/2023 da ADUR foi enviada no mesmo dia da reunião do Consu, o que inviabilizou a devida análise da comissão docente.

Sobre as respostas da administração central aos questionamentos do ofício n° 67/2023, ficou acertado que será encaminhado para a Comissão de infraestrutura e questões climáticas da ADUR para avaliação e novas ações.

Leia aqui o ofício n° 109/2024 de resposta da reitoria ao ofício n° 67/2023 da Adur.


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