Paralisação de motoristas e cobradores afeta circulação de ônibus em SP
Veículos atrasaram saída das garagens na madrugada desta sexta-feira (22). Sindicalistas foram conversar com funcionários sobre a Reforma da Previdência e campanha salarial.
Passageiros lotam plataformas do Terminal Capelinha após paralisação de motoristas e cobradores — Foto: Reprodução TV Globo
Uma paralisação de motoristas e cobradores afeta a circulação de ônibus em São Paulo na manhã desta sexta-feira (22). Terminais e pontos estão lotados após os veículos não saírem nos horários de rotina das garagens das empresas.
A paralisação atingiu a Vip Transportes Urbanos na Zona Leste, a Viação Campo Belo e a Viação MobiBrasil na Zona Sul, e a Viação Sambaíba na Zona Norte.
Segundo o Sindicato da categoria, sindicalistas foram para as garagens conversar com os trabalhadores sobre a Reforma da Previdência e sobre a campanha salarial de 2019.
De acordo com a São Paulo Transportes (SPTrans), todos os ônibus já deixaram as garagens e às 5h46 toda a frota já estava nas ruas. No entanto, a normalização do sistema é gradativa e os passageiros sofrem com os reflexos dessa paralisação.
No Terminal Varginha, na Zona Sul, passageiros formavam uma longa fila. Do local, saem linhas que atendem o Centro e as Zonas Oeste e Sul da cidade. Pontos da Avenida Senador Teotônio Vilela estavam lotados por volta das 5h30.
Em Pirituba, na Zona Norte, os passageiros reclamavam da demora devido ao reflexo da paralisação nesta manhã. Para evitar atrasos, alguns passageiros optaram por transportes alternativos, como caronas e carros de aplicativos.
No Terminal Itaquera, na Zona Leste, região atendida também pela empresa Vip, os pontos estavam cheios e os passageiros se espremiam para entrar nos coletivos que começavam a circular. O acesso ao Metrô, na linha 3-Vermelha e a estação Itaquera da CPTM ficaram sobrecarregados de passageiros por causa da paralisação.
A SPTrans informa que uma manifestação sindical surpresa atrasou o início da operação em 29 garagens das empresas do subsistema estrutural, nesta sexta-feira.
Edsom Caram, secretário de Mobilidade e Transportes, diz que não existia uma decisão de paralisação e administração municipal desconhecia o ato nesta manhã. “O que nós estamos fazendo é correr atrás para atuar essas empresas por descumprimento”, disse.
Segundo ele, 1 milhão de passageiros foram afetados, o que corresponde de 10 a 15% dos usuários. Ao todo, um milhão de pessoas que utilizam os 3.820 ônibus de 561 linhas foram afetadas, prejudicando também a operação nos 29 terminais municipais. As linhas do subsistema local operam normalmente.
De acordo com Caram, existe diálogo da Prefeitura de São Paulo com as empresas de ônibus. “Há interlocução sim com o membro da SPtrans e da própria secretária, mas nós fomos pegos de surpresa.”
Fila de ônibus no Terminal Varginha, na Zona Sul de São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo
Outro Protesto
Em São Bernardo do Campo, no ABC, manifestantes fizeram uma caminhada para protestar contra a proposta da Reforma da Previdência.
Mais Notícias Movimentos
🔉 ⚠️ O SINTUR-RJ e ADUR-RJ convidam os TAES e professores (as) para participar da 28ª edição dos atos do Grito dos Excluídos e das Excluídas
Postado em 06/09/2022
Sob o eixo “Brasil: 200 anos de (In)dependência. Para quem?”. O objetivo é reverberar a voz dos que não foram … leia mais
ADUR participa da CONAPE
Postado em 15/07/2022
📍 Começou hoje, em Natal, a segunda edição da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) deste ano, que tem como … leia mais
IX JURA na UFRRJ
Postado em 24/06/2022
Todos os anos, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupa as universidades e Instituições de Ensino Superior do … leia mais
Presidenta da ADUR participa de live sobre mulheres sindicalistas
Postado em 22/06/2022
🗣️ A professora do Departamento de Ciências Sociais da UFRRJ e presidenta da ADUR, Elisa Guaraná irá participar, amanhã, partir … leia mais
Debate “Desafios da Carreira Docente”: dia 27/05 na UFRJ!
Postado em 24/05/2022
24 de maio de 2022 📍Nesta sexta-feira agora, dia 27 de maio, a partir das 10h, acontecerá no campus da … leia mais
#MulheresNoSindicalismo
Postado em 06/05/2022
05 de abril de 2022 Imprensa ADUR-RJ 📢✊ A participação de mulheres docentes e pesquisadoras no 40º Congresso do … leia mais
FASE comemora 60 anos debatendo a retomada do Brasil
Postado em 04/05/2022
Entre os dias 27 e 29 de abril aconteceram as atividades de comemoração do 60 anos da Federação de Órgãos … leia mais
1º de maio foi marcado pela luta coletiva dos trabalhadores e trabalhadoras contra Bolsonaro
Postado em 03/05/2022
ADUR e outras seções sindicais somaram na mobilização no Rio de Janeiro 3 de maio de 2022 Imprensa ADUR-RJ … leia mais
1º de maio: ato da classe trabalhadora!
Postado em 29/04/2022
O domingo, 1° de Maio, Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora, será marcado por atos de rua em … leia mais
ADUR parabeniza 60 anos da FASE
Postado em 28/04/2022
Fundada em 1961, a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional – FASE, está celebrando 60 anos com encontros … leia mais