CEPE abre Chamada Pública para redistribuição de 22 vagas docentes
Em reunião Extraordinária realizada no dia 15 de julho, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) debateu o processo referente a portaria 1054 do MEC, de 24/12/2021, que dispõe sobre a redistribuição de 22 vagas docentes do magistério superior na UFRRJ, sob o regime de trabalho de 40 horas e dedicação exclusiva.
Na reunião, foi definida a realização de Chamada Pública para Vagas Docentes, que discutirá a divisão das vagas entre os institutos. Todos os departamentos da UFRRJ poderão apresentar projetos com as demandas de vagas. A avaliação dos pedidos será feita por uma Comissão Especial de Vagas Docentes, também indicada pelo CEPE.
Os detalhes e informações sobre a Chamada Pública podem ser lidas na Minuta Final. Entre eles as etapas da distribuição de vagas, os critérios de análise, a forma de avaliação e o calendário previsto. A Administração Central da UFRRJ elaborou um documento com orientações para os chefes de departamento sobre os procedimentos da Chamada Pública.
Aulas práticas versus aulas teóricas
No encontro, o item mais discutido foi o critério para o recebimento das vagas. Os professores presentes debateram se aulas práticas e teóricas deveriam ter pesos diferentes.
A professora Fabrícia Vellasquez, representante da ADUR no CEPE, destacou que há cursos que sequer tem docentes para as disciplinas obrigatórias. Tanto os cursos que vieram do REUNI, quanto os que não puderam contar com o REUNI, mas que foram aprovados nos colegiados superiores como no próprio CEPE. A professora dá como exemplo o curso de Serviço Social, sua área de atuação, que hoje não tem vagas suficientes para atender o curso, pois tem bastante entrada de alunos e pouca evasão.
A representante das ciências agrárias, reforçou a dificuldade na preparação de aulas práticas e a extrema carência que a UFRRJ tem de técnicos que ajudem nessa preparação. A professora, em sua fala, admitiu que entende a deficiência de vagas nos cursos que tiveram expansão nos últimos anos na universidade. E alegou que o que estava em pauta no momento era a construção da minuta que irá orientar as futuras solicitações de vagas, e que bastará, na ocasião, que cada representante de departamento saiba justificar sua demanda.
Foi colocado em votação a atribuição de peso maior para aulas práticas. A medida foi aprovada com 13 votos favoráveis e 10 contrários.
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