Candidatos à Reitoria da UFRRJ realizam primeiro debate
Nesta quinta-feira (31) aconteceu o primeiro debate entre as candidatas e candidatos à eleição de reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). As cinco chapas apresentaram suas propostas no Auditório Gustavo Dutra, em Seropédica.
Outros três debates estão previstos: no dia 7 de novembro, no Instituto Multidisciplinar, em Nova Iguaçu; no dia 12 de novembro, em Três Rios; e no dia 12 de novembro, um debate online em Campos dos Goytacazes, em conjunto com Três Rios. A Comissão Organizadora da Consulta (COC) é responsável pela consulta pública e pela organização dos debates entre as chapas concorrentes.
A mesa foi conduzida pelos integrantes da COC, com a presença da professora Elisa Guaraná, presidenta da ADUR e representante dos docentes; Vitor Teixeira, coordenador do SINTUR e representante dos técnicos-administrativos; e Edmir Amanajás, membro da Associação dos Estudantes de Pós-Graduação (APG-UFRRJ), representando os discentes.
O debate em Seropédica durou cerca de três horas e foi transmitido pelo Canal Imprensa ADUR no YouTube. Os candidatos e candidatas tiveram a oportunidade de expor suas propostas sobre temas apresentados pela comunidade universitária.
Estiveram presentes os candidatos e candidatas a reitor(a): da Chapa 1 – Todas as Vozes, o professor Daniel Ribeiro; da Chapa 2 – Universidade Viva, o professor José Cláudio (Chicão); da Chapa 3 – Voa Rural, a professora Clarissa Oliveira; da Chapa 4 – MobilizAção, a professora Nidia Majerowicz; e da Chapa 5 – Rural em Movimento, o professor Roberto Rodrigues.
A professora Elisa Guaraná, presidente da ADUR e integrante da Comissão Organizadora da Consulta abriu o debate saudando todos os presentes e ressaltando a importância da atividade.
“São 40 anos de tradição da comunidade rural organizando a nossa Consulta. Todas as chapas inscritas assinaram o termo de compromisso de respeito a este pleito. Estamos diante de uma construção democrática de extrema importância, um legado belíssimo da nossa universidade que precisamos preservar e garantir. Que tenhamos hoje um excelente debate e uma boa abertura do nosso processo eleitoral.”
No primeiro bloco, os candidatos e candidatas à Reitoria apresentaram suas chapas, cada uma tendo cinco minutos para se manifestar. A ordem das respostas foi definida por sorteio na manhã do dia 31 de outubro, com a presença de representantes das cinco chapas concorrentes.
O segundo bloco contou com perguntas das três categorias representadas pela COC. Os dois sindicatos, ADUR e SINTUR, além da representação estudantil, elaboraram uma pergunta cada para as chapas participantes. A ADUR questionou sobre as propostas de valorização da carreira docente e condições de trabalho. A categoria dos técnicos-administrativos, representados pelo SINTUR, indagou sobre as propostas para enfrentar as frequentes dificuldades de infraestrutura, como a instabilidade da internet e da rede elétrica, a climatização dos ambientes e as melhorias na infraestrutura externa dos campi. Também foi questionado se as chapas se comprometem a liberar os trabalhadores técnicos-administrativos quando esses problemas afetarem seu desempenho.
A categoria discente, representada por Edmir Amanajás, perguntou como as chapas pretendem abordar as políticas de permanência estudantil e os espaços de convivência para os estudantes de graduação e pós-graduação.
Comunidade acadêmica
No terceiro bloco, as perguntas da plateia foram sorteadas, permitindo que cada categoria da comunidade acadêmica fizesse uma pergunta a cada rodada. Na primeira rodada, os docentes questionaram as chapas sobre suas propostas para o bairro Ecologia, como pretendem utilizar as terras da UFRRJ e qual será a origem dos recursos para a gestão da universidade, caso sejam eleitos.
Os técnicos-administrativos solicitaram uma avaliação do Programa de Qualificação Institucional (PQI), que visa incentivar a qualificação dos servidores da universidade em nível de pós-graduação stricto sensu. Todas as chapas destacaram a importância do programa, afirmando que ele pode ser aprimorado e que a qualificação dos trabalhadores é benéfica para a universidade.
Os discentes, por sua vez, questionaram sobre a permanência estudantil na graduação e pós-graduação, além das propostas para criação e manutenção de espaços de convivência na universidade.
Na segunda rodada de perguntas, ainda no terceiro bloco do debate, os discentes questionaram sobre os projetos que as chapas pretendem desenvolver para garantir a segurança nos alojamentos. Os docentes indagaram sobre propostas ambientais e como as chapas avaliam a recente supressão de árvores no Instituto de Educação (IE), no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). Os técnicos-administrativos abordaram a interrupção da gravação e transmissão do Conselho Universitário (CONSU) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Todas as chapas concordaram que a divulgação das reuniões é essencial para garantir transparência e segurança a quem participa.
No quarto e último bloco, as chapas tiveram três minutos para considerações finais. Todas as chapas convidaram a comunidade acadêmica a conhecer suas propostas e a participar dos debates que ocorrerão nos próximos dias.
Mais Notícias
Reajuste salarial dos servidores federais é resultado de mobilizações e greve
Postado em 17/01/2025
17 de janeiro de 2025 Comunicação da ADUR No dia 31 de dezembro de 2024, foi publicada no Diário Oficial … leia mais
Programa Mais Professores: Iniciativa é promissora, mas carreira docente ainda precisa de mais investimentos
Postado em 15/01/2025
15 de janeiro de 2025 Comunicação da ADUR O Governo Federal lançou nesta terça-feira (14), o Programa Mais Professores para … leia mais
Contra o Retrocesso na Moderação de Conteúdo da Meta e os Ataques à Regulação Democrática do Espaço Digital
Postado em 08/01/2025
Mark Zuckerberg, CEO da Meta, que abrange as redes sociais Facebook, Instagram e Threads, anunciou publicamente que a empresa irá … leia mais
Fechamento do Arquivo Público do Rio de Janeiro: Governador ataca preservação da memória histórica
Postado em 08/01/2025
08 de janeiro de 2025 Comunicação da ADUR O anúncio do fechamento do Arquivo Público do Estado do Rio de … leia mais
A democracia continua de pé
Postado em 08/01/2025
08 de janeiro de 2025 Comunicação da ADUR Dia 8 de janeiro de 2025 é o dia do povo brasileiro … leia mais
Fernanda Torres Vence Globo de Ouro com Filme que Relembra as Cicatrizes da Ditadura: “Eu Ainda Estou Aqui”
Postado em 07/01/2025
07 de janeiro de 2024 Comunicação da ADUR Neste fim de semana, a atriz Fernanda Torres fez história ao vencer … leia mais
Governo Federal apresenta MP que garante o reajuste aos servidores
Postado em 03/01/2025
03 de janeiro 2025 Comunicação da ADUR O Governo Federal anunciou junto ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços … leia mais
A ADUR deseja um excelente 2025
Postado em 31/12/2024
🌟 A ADUR deseja a todas e todos um final de ano de descanso, reflexões e renovação. ✊ 2024 foi … leia mais
Nota sobre ação antissindical do TCU contra professores do Cefet/RJ
Postado em 27/12/2024
Nós, abaixo-assinados, vimos a público para denunciar recente ação do Tribunal de Contas da União (TCU), que demandou a abertura … leia mais
A Lei Orçamentária Anual foi aprovada. E agora?
Postado em 20/12/2024
A greve de alguns setores do serviço público federal, dentre eles a educação, teve conquistas importantes, na negociação com o … leia mais