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Candidatas e candidatos à reitoria realizam debate no Campus de Três Rios

O último debate entre as chapas que concorrem à reitoria da UFRRJ, antes da votação do primeiro turno, ocorreu nesta terça-feira, 12 de novembro, no Instituto de Três Rios. Candidatos e candidatas estiveram presentes no campus para discutir suas propostas para a universidade nos próximos quatro anos.

O debate foi organizado pela Comissão Eleitoral da Consulta (COC) e mediado por seus integrantes: a professora Beatriz Wey, diretora da ADUR e representante dos docentes; Gilmara Baiano, representante dos técnicos-administrativos; e Edmir Amanajás, representante discente e da Associação de Pós-Graduandas/os da UFRRJ (APG-UFRRJ).

Estiveram presentes os seguintes candidatos à reitoria: pela Chapa 1 – Todas as Vozes, o professor Daniel Ribeiro; pela Chapa 2 – Universidade Viva, o professor José Cláudio (Chicão); pela Chapa 3 – Voa Rural, a professora Clarissa Oliveira; pela Chapa 4 – MobilizAção, a professora Nidia Majerowicz; e pela Chapa 5 – Rural em Movimento, o professor Roberto Rodrigues.

Conforme estabelecido no regimento para os debates, o formato foi dividido em quatro blocos: o primeiro, com a apresentação das cinco chapas; seguido de um bloco de perguntas entre as chapas; e um bloco de perguntas da plateia, com duas perguntas para cada categoria (docentes, discentes e técnicos-administrativos).

No segundo bloco, a chapa MobilizAção questionou a chapa Todas as Vozes sobre suas propostas para o desenvolvimento acadêmico de qualidade. A pergunta foi: “Sabemos que a estrutura curricular e o papel do docente são essenciais para a permanência estudantil. Quais são as propostas da sua chapa para fortalecer esses pontos na nossa instituição?”

Em seguida, a chapa Todas as Vozes questionou a chapa Universidade Viva sobre dois pontos: primeiro, sobre a possibilidade de a Administração Superior incentivar a criação de um ecossistema de inovação no Campus de Três Rios, considerando as características da região e a predominância dos cursos em Ciências Sociais Aplicadas; e segundo, sobre como a Administração poderia fortalecer o ensino e, especialmente, a pós-graduação no Campus de Campos dos Goytacazes, que se destaca em pesquisa e extensão.

A chapa Universidade Viva, por sua vez, perguntou à chapa Voa Rural: “Considerando as necessidades dos estudantes do Campus de Três Rios, como a candidata vê a viabilidade de um serviço de alimentação para esses alunos? E como seria possível promover a troca de conhecimento entre os campi de Seropédica e Três Rios?”

A chapa Voa Rural, em seguida, questionou o candidato da chapa Rural em Movimento sobre a avaliação do modelo de Fundação de Apoio para atender às demandas de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, tanto nas questões específicas da fundação quanto nas da instituição apoiada, a UFRRJ. A pergunta também abordou o uso das emendas parlamentares nesse contexto.

O candidato da chapa Rural em Movimento perguntou à candidata da chapa MobilizAção qual sua opinião sobre o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (Friperj) e o que pretende fazer, caso eleita, para fortalecer o Fórum.

O candidato da chapa Rural em Movimento, por sua vez, perguntou à candidata da chapa MobilizAção qual opinião sobre o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (Friperj) e o que a candidata pretende fazer, caso eleita, para fortalecer o Fórum.

No terceiro bloco, com perguntas da plateia, os técnicos administrativos questionaram as chapas sobre suas propostas para melhorar a avaliação dos cursos da UFRRJ que possuem notas baixas no MEC. Os estudantes cobraram políticas para reduzir a evasão no Instituto de Três Rios, especialmente devido à falta de um Restaurante Universitário. Já os docentes perguntaram como as chapas pretendem captar recursos extraordinários diante dos cortes orçamentários nas universidades públicas.

Ainda no terceiro bloco, os servidores de Campos dos Goytacazes, que participaram online, questionaram os candidatos sobre o trabalho de pesquisa desenvolvido no campus e sua importância para o país. Os docentes, por sua vez, questionaram as chapas sobre a relevância do Sistema Integrado de Gestão (SIG) para o funcionamento da UFRRJ, enquanto os técnicos administrativos do ITR perguntaram sobre as propostas de investimento em infraestrutura no campus, considerando a possibilidade de não haver orçamento de capital para o próximo ano.