ADUR Online – Chapa 2: Renova ANDES
Renova ANDES – Chapa 2! Por um Sindicato de todas e de todos os docentes
No encerramento do 35º Congresso do ANDES-SN, em janeiro de 2016, docentes que já vinham se reunindo desde a greve das IFES de 2012, constituíram o Fórum Renova ANDES. Naquele momento, a situação do país era gravíssima. Estava em curso o golpe contra o qual o povo brasileiro se mobilizou e luta até hoje contra suas consequências e desdobramentos. O Renova ANDES se fortaleceu justamente pelo fato das últimas diretorias do ANDES e seus apoiadores haverem recusado como “centralidade da luta” a batalha contra o golpe, recusando todas as iniciativas unitárias que já estavam sendo tomadas com este eixo. A partir daí, o Renova Andes vem organizando os e as docentes que se opõem a esta orientação da diretoria do ANDES-SN e que demandam novas práticas para o sindicato. Em 2018 concorremos como alternativa à atual direção e, pela primeira vez em 14 anos, tivemos uma eleição com duas chapas. Tivemos 45% dos votos, o desejo de mudança. Mas, além disso, o número de votantes quase dobrou em relação às últimas eleições, mostrando a importância de um debate sobre os rumos do sindicato.
Em 2020, seguimos nesta luta para renovar e fortalecer o nosso Sindicato Nacional. Construímos uma chapa de oposição à atual diretoria do ANDES-SN para oferecer uma alternativa para recuperar a conexão entre o ANDES-SN e seus filiados e filiadas. Uma renovação do ANDES-SN que seja capaz de enfrentar o momento atual, com seus gravíssimos efeitos sobre a categoria docente e defender mais serviços públicos, necessários para manter e ampliar as Universidades, os CEFETS e Institutos Federais. Para isso, é preciso um Sindicato Nacional mais próximo da categoria e, ao mesmo tempo, mais aberto a atuar junto com as associações científicas, os movimentos sociais, o Movimento Estudantil, os Técnico-administrativos e os demais trabalhadores terceirizados da Educação e suas organizações.
A Carta Programa de nossa chapa tem como eixo central trazer o ANDES SN de volta para a categoria docente. O ANDES-SN é, hoje, uma realidade distante para muitos e muitas colegas docentes que estão vivendo cotidianamente a ameaça da reforma administrativa, o ensino remoto sem as condições devidas, o ataque à autonomia e democracia universitárias, a intensificação e precarização das condições de trabalho, a crise de financiamento da educação e da pesquisa, as ameaças à estrutura da carreira e à liberdade de cátedra. Em meio à pandemia da COVID-19 que está ceifando milhares de vida, isto tudo está agravado com ameaças ao SUS, à Educação e à Ciência.
E, por isso, nos colocamos nessa luta sem interdições, inclusive com a chapa 1, pois não propomos aprofundar antagonismos, defendemos sim o direito à divergência. Nosso inimigo maior é Bolsonaro, mas não o derrotaremos sozinhos.
Defendemos que o ANDES-SN, mantendo sua autonomia, unifique as lutas com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, movimentos sociais, frentes parlamentares, Associações acadêmicas e científicas como a SBPC, com as Frentes como o Povo Sem Medo e Frente Brasil Popular e com o Fórum Nacional Popular de Educação conhecido como FNPE. Esse fórum articula mais de 40 entidades para construir e monitorar planos de educação e subsidiar a defesa aos ataques a educação. Articulou junto com as diversas frentes parlamentares o Manifesto em Defesa da Educação como Direito Público. A proposta de integrar o Fórum é sistematicamente rechaçada pela diretoria, seja em suas proposições aos congressos, seja na recusa de, no último congresso, sequer abrir o debate com a base sobre o tema.
Nós, professores e professoras, precisamos de uma liderança nacional, presente, que escute e apoie as suas bases para enfrentar a atual realidade de ataques aos nossos direitos e conquistas, à educação e à nossa democracia.
Vamos renovar o nosso Sindicato Nacional e somar forças em nossas lutas!
renovaandes.org facebook.com/RenovaAndes/ instagram.com/renovaandes/
ADUR ONLINE é um espaço da base do Sindicato. As opiniões expressas no texto não necessariamente representam a opinião da Diretoria da ADUR-RJ.