ADUR Online #74: A internacionalização universitária e a integração dos povos da América Latina
30 de maio de 2022
#ADUROnline
Por José Luis Luque
Vivemos dias complexos e de grande dificuldade para a educação no Brasil. Em particular para as instituições públicas de ensino superior. O legado do mestre Paulo Freire é ameaçado permanentemente por quem preconiza o negacionismo e a exclusão. No meio desta conjuntura, o processo de construção de espaços inclusivos na educação, qualquer que seja o seu nível, torna-se um enorme desafio e este não se dará por meio de padronização de procedimentos; mas a partir da experiência e do reconhecimento das diferenças, sendo que este processo vai além das fronteiras tornando-se um processo global.
Por outro lado, a internacionalização institucional no ensino superior brasileiro emerge como um processo por meio do qual é gerada uma troca permanente de conhecimentos e experiências que são adquiridos e compartilhados. Este processo é influenciado por vários fatores, inclusive geopolíticos, e deve ser direcionado pela criação do máximo de oportunidades para todos os membros da comunidade universitária.
A internacionalização pode e deve se tornar um processo inclusivo. Na frente interna institucional, há necessidade permanente de democratizar e continuar dando transparência aos processos de intercâmbio internacional nos três segmentos que compõem a comunidade universitária. Uma postura proativa institucional pode estar marcada pela alocação de recursos oriundos do orçamento institucional, oportunizando a participação de todos neste processo. O estabelecimento de quotas para o outorgamento de auxílios financeiros à mobilidade internacional de alunos de graduação é, sem dúvida, um exemplo neste sentido e, ainda, em meio às atuais dificuldades enfrentadas pelas Universidades públicas, pode ser considerada um ato de resistência. Outra oportunidade de perfil inclusivo é o oferecimento de cursos gratuitos de idiomas, ferramenta fundamental da internacionalização e que mostra as portas que podem ser abertas em termos de conhecimento científico-tecnológico no mundo.
No contexto internacional, devido à qualidade e organização do seu ensino superior, o Brasil é uma liderança incontestável na América Latina. A relação acadêmica entre as universidades do Brasil e os países hispano falantes do hemisfério sul é histórica. A UFRRJ não está fora desta realidade, e sua história centenária registra vários exemplos de intercâmbios e relações frutíferas. Na maioria destes países o ensino superior e a pesquisa não têm gratuidade e, portanto, projeta-se a dificuldade de acesso para uma parcela importante da população aos níveis de conhecimento como os ostentados no Brasil; que exibe uma rede de ensino superior pública, gratuita e de qualidade. Situação semelhante acontece com países luso falantes de outros continentes. A vinda de estudantes e pesquisadores destas latitudes certamente enriquece e fortalece a relação com os povos destes países, toda vez que os intercâmbios não se restringem apenas aos aspectos relativos à pesquisa e ao ensino, mas também considera as atividades de extensão, gerando laços duradouros entre os povos. Existem programas de apoio federais, para este tipo de mobilidade internacional. No entanto, estes perderam sua vitalidade nos últimos anos. Cabe, portanto, uma preocupação especial das Universidades Brasileiras, para, em meio a tantas dificuldades, manter a chama acessa da união dos povos da América Latina garantida por pesquisa, ensino e extensão. É motivo de otimismo, que a UFRRJ tenha incentivado nestes últimos anos o intercâmbio de estudantes, docentes e a criação de redes de pesquisa com diversos países do continente.
Vale lembrar, que a solidariedade internacional e a integração dos povos da América Latina têm raízes nos movimentos universitários, como nas jornadas heroicas da Reforma Universitária de 1918 acontecidas na Universidade de Córdoba na Argentina, em que um grupo de estudantes e jovens docentes se insurgiram contra um modelo de universidade sem vínculos institucionais com a sociedade, notoriamente elitista, autocrática e sem conexão com a realidade continental; em resumo, um modelo arcaico e elitista de universidade. Esse movimento se irradiou para vários países de América Latina, trazendo um alento modernizante e socialmente avançado à educação superior no continente, postulando uma universidade democrática e com vocação latino-americana. Dessa forma, ficaram firmados os princípios da autonomia universitária, a gratuidade do ensino superior, a liberdade acadêmica, a participação de todos os setores da comunidade universitária na gestão, o estabelecimento da extensão universitária e a solidariedade internacional nas instituições de Ensino Superior.
Honrando de forma indeclinável esses laços históricos, vigentes e principistas, devemos persistir no processo de internacionalização institucional com ações que continuem fortalecendo, com vocação democrática e de solidariedade, os nossos vínculos com os povos irmãos da América Latina.
José Luis Luque é professor titular do Departamento de Parasitologia Animal da UFRRJ e coordenador de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFRRJ.
*ADUR ONLINE é um espaço aberto aos docentes e pesquisadores da UFRRJ e de outras Universidades também. As opiniões expressas no texto não necessariamente representam a opinião da Diretoria da ADUR-RJ.
Mais Notícias Adur/Andes/Educação
Confira o resultado da eleição do Conselho de Representantes da ADUR
Postado em 01/11/2024
Aconteceu nesta semana o processo eleitoral do Conselho de Representantes da ADUR. Nos dias 29 e 30, os docentes escolheram … leia mais
Governo Federal cria Grupo de Trabalho para implementar Acordo de Greve
Postado em 25/10/2024
Na última quarta-feira, 23 de outubro, aconteceu a reunião de instalação do Grupo de Trabalho (GT) do Magistério Federal junto … leia mais
Confira as atividades do Comando Local de Greve
Postado em 24/06/2024
Na última semana, o Comando Local de Greve promoveu diversas atividades de mobilização para a comunidade acadêmica. Confira os detalhes … leia mais
ADUR presente no Ato Unificado da Educação no Rio
Postado em 29/05/2024
Centenas de estudantes, professores e técnicos administrativos se reuniram no Largo do Machado, na útima terça-feira, 28 de maio, para … leia mais
ADUR participa do Consu e informa a categoria sobre negociação com o governo e sobre contraproposta do ANDES
Postado em 06/05/2024
No dia 30 de abril, a ADUR participou da Reunião do Conselho Universitário (Consu) da UFRRJ, representada pela diretora Elisa … leia mais
Sindicatos e governo assinam acordo de reajuste dos benefícios dos servidores
Postado em 30/04/2024
Entidades sindicais do serviço público federal e o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) assinaram na quinta-feira (25/04) o acordo … leia mais
ADUR participa da reunião do Setor das IFES em Brasília
Postado em 15/04/2024
No dia 10 de abril, quarta-feira, aconteceu em Brasília a Reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino do ANDES … leia mais
Inauguração da Exposição em Memória dos 60 Anos do Golpe Militar na Baixada Fluminense
Postado em 27/03/2024
A Rede de Educação Popular da Baixada Fluminense, em parceria com o Fórum Grita Baixada, Sepe Nova Iguaçu, Centro Cultura … leia mais
Entidades sindicais se reúnem com governo para discutir a reestruturação da carreira docente
Postado em 22/03/2024
Aconteceu no dia 15 de março a terceira reunião da Mesa Específica e Temporária dos docentes do magistério superior para … leia mais
8M | Protagonismo feminino no sindicato
Postado em 08/03/2024
Hoje, celebramos o Dia Internacional das Mulheres, uma data emblemática que nos convida a refletir sobre as conquistas femininas ao … leia mais