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ADUR Online: Edição Extraordinária “A universidade, a gestão democrática e participativa e a segurança dos sistemas e ferramentas de ofício em tempos de trabalho remoto”

ADUR Online

27 de julho de 2021

Por Andrea Sampaio e Regina Cohen Barros

 

Uma das maiores conquistas sociais obtidas na Constituição de 1988 diz respeito à gestão democrática na esfera do ensino público, prescrita no artigo 206, inciso VI, princípio também delineado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de1996, artigo 3º, inciso VIII.

Esse princípio, no âmbito da universidade pública, vinha propiciando saltos de qualidade na tomada de decisões, na medida em que asseguraria o envolvimento de todos os segmentos da comunidade acadêmica, fosse através do intercâmbio estabelecido entre os seus representantes, bem como a possibilidade de acompanhamento dos debates realizados em suas instâncias colegiadas.

Como parte dessa política de governança, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) se constitui numa das instâncias com alto grau de relevância, com a participação democrática de todos os segmentos da comunidade acadêmica na tomada de decisões, que pautam o desenvolvimento institucional e a função social da universidade, consolidando na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro a realização de debates profícuos e deliberações atinentes às esferas do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, atividades basilares da atuação das IFES.

Pelos motivos expostos, a eleição para representação dos três segmentos (técnicos administrativos, docentes e discentes) para o CEPE é um processo que se reveste de grande importância e deveria se destacar no cotidiano universitário, seja pela mobilização de seus membros na reflexão e discussão das propostas de trabalho apresentadas pelos candidatos, que devem visar o atendimento das incumbências e aspirações relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão, e também, e não menos importante, à gestão; seja pela responsabilidade desse processo eleitoral, que podem (re)definir o desempenho da instituição.

Por isso vale dedicar uma análise sobre o comunicado intitulado Eleição CEPE: nota à comunidade universitária, publicado no dia 23 de julho de 2021, no portal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com esclarecimentos sobre a necessidade de se realizar um novo processo eleitoral.

Ainda que tenha sido atribuído o cancelamento da última eleição (realizada remotamente entre os dias de 19 à 22 de julho) a uma questionável falha humana, é prudente, necessário e urgente observar todas as esferas relacionadas à gestão e manutenção da plataforma Sistema de Gestão Integrado (SIG) da UFRRJ (incluindo hardware, infraestrutura elétrica e locacional, logística etc.), onde se opera o sistema SIGEleição; assim como à comunicação interna entre gestores direta e indiretamente relacionados à plataforma e seus processos, à organização e gestão dos setores responsáveis pela infraestrutura onde se alojam os servidores da UFRRJ, bem como o suporte técnico oferecido às equipes de trabalho que dependem, para além do correto funcionamento do Sistema, de uma boa articulação e comunicação para o bom uso e desempenho de suas atividades no cotidiano da UFRRJ.

Neste ponto, extrapola-se os problemas enfrentados em uma parte do SIG UFRRJ (no caso o SIGEleição) para todos os seus módulos, dos quais a comunidade acadêmica depende vitalmente nesse momento em que o trabalho remoto torna o seu uso único e essencial para a manutenção das atividades acadêmicas e administrativas.

O momento é oportuno para se pensar sobre os avanços obtidos com a instalação do SIG, e os motivos pelos quais alguns problemas técnicos ainda persistem enviesando as atividades, seja no âmbito da gestão, do ensino ou da extensão. Evidentemente, a comunicação entre PROPLADI, COTIC e PROGEP pode favorecer a equação dessas questões, todavia, a avaliação sobre o modo como estão alocados todos os hardwares do Sistema de Informação da UFRRJ é primordial.

É determinante avaliar os níveis de proteção para os equipamentos quando da falta de energia e na própria disposição desse sistema, concentrado numa única sala (e/ou em espaço inadequado), com risco de sobrecarga da fiação, tornando-os altamente suscetíveis a curtos-circuitos e incêndios, em uma constante e perigosa ameaça ao banco de dados e, por consequência, à toda a documentação dos últimos anos que ali estão guardadas. O SIG ainda apresenta graves problemas que precisam ser resolvidos para oferecer todos os suportes necessários às diversas atividades realizadas cotidianamente na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, relacionando-se diretamente ao ocorrido na última eleição para o CEPE, que será remarcada para breve, mas que gerou insegurança e preocupação para todos.

Com isso, queremos, também, desonerar da presidente da Comissão Eleitoral desse pleito a responsabilidade sobre o revés, reatribuindo o fato a um conjunto de problemas que necessitam de maior atenção e foco da Administração Superior, que precisa assegurar à comunidade universitária a segurança e confiança necessárias ao seu melhor desempenho profissional.

 

*Andrea Sampaio é bacharel em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), com mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002 e 2009), e também bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal Fluminense (1985), Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

*Regina Cohen Barros é graduada em Licenciatura em Ciências (Biologia) pela Universidade Gama Filho (1984) com Especialização em Ciências Ambientais (Lato Sensu) pela Universidade Gama Filho (1986), graduada em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) com Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e Pós-Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é Professora EBTT – Titular do curso de Graduação em Geografia do Departamento de Geociências/IA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

 

(Informações colhidas da página oficial do Curso de Geografia da UFRRJ).

 

*ADUR ONLINE é um espaço aberto aos docentes e pesquisadores da UFRRJ e de outras Universidades também. As opiniões expressas no texto não necessariamente representam a opinião da Diretoria da ADUR-RJ.

 

 


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