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Candidatos à Reitoria da UFRRJ realizam primeiro debate

Nesta quinta-feira (31) aconteceu o primeiro debate entre as candidatas e candidatos à eleição de reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). As cinco chapas apresentaram suas propostas no Auditório Gustavo Dutra, em Seropédica.

Outros três debates estão previstos: no dia 7 de novembro, no Instituto Multidisciplinar, em Nova Iguaçu; no dia 12 de novembro, em Três Rios; e no dia 12 de novembro, um debate online em Campos dos Goytacazes, em conjunto com Três Rios. A Comissão Organizadora da Consulta (COC) é responsável pela consulta pública e pela organização dos debates entre as chapas concorrentes.

A mesa foi conduzida pelos integrantes da COC, com a presença da professora Elisa Guaraná, presidenta da ADUR e representante dos docentes; Vitor Teixeira, coordenador do SINTUR e representante dos técnicos-administrativos; e Edmir Amanajás, membro da Associação dos Estudantes de Pós-Graduação (APG-UFRRJ), representando os discentes.

O debate em Seropédica durou cerca de três horas e foi transmitido pelo Canal Imprensa ADUR no YouTube. Os candidatos e candidatas tiveram a oportunidade de expor suas propostas sobre temas apresentados pela comunidade universitária.

Estiveram presentes os candidatos e candidatas a reitor(a): da Chapa 1 – Todas as Vozes, o professor Daniel Ribeiro; da Chapa 2 – Universidade Viva, o professor José Cláudio (Chicão); da Chapa 3 – Voa Rural, a professora Clarissa Oliveira; da Chapa 4 – MobilizAção, a professora Nidia Majerowicz; e da Chapa 5 – Rural em Movimento, o professor Roberto Rodrigues.

As cinco chapas que concorrem à Reitoria da UFRRJ participaram do debate

A professora Elisa Guaraná, presidente da ADUR e integrante da Comissão Organizadora da Consulta abriu o debate saudando todos os presentes e ressaltando a importância da atividade.

“São 40 anos de tradição da comunidade rural organizando a nossa Consulta. Todas as chapas inscritas assinaram o termo de compromisso de respeito a este pleito. Estamos diante de uma construção democrática de extrema importância, um legado belíssimo da nossa universidade que precisamos preservar e garantir. Que tenhamos hoje um excelente debate e uma boa abertura do nosso processo eleitoral.”

No primeiro bloco, os candidatos e candidatas à Reitoria apresentaram suas chapas, cada uma tendo cinco minutos para se manifestar. A ordem das respostas foi definida por sorteio na manhã do dia 31 de outubro, com a presença de representantes das cinco chapas concorrentes.

O segundo bloco contou com perguntas das três categorias representadas pela COC. Os dois sindicatos, ADUR e SINTUR, além da representação estudantil, elaboraram uma pergunta cada para as chapas participantes. A ADUR questionou sobre as propostas de valorização da carreira docente e condições de trabalho. A categoria dos técnicos-administrativos, representados pelo SINTUR, indagou sobre as propostas para enfrentar as frequentes dificuldades de infraestrutura, como a instabilidade da internet e da rede elétrica, a climatização dos ambientes e as melhorias na infraestrutura externa dos campi. Também foi questionado se as chapas se comprometem a liberar os trabalhadores técnicos-administrativos quando esses problemas afetarem seu desempenho.

A categoria discente, representada por Edmir Amanajás, perguntou como as chapas pretendem abordar as políticas de permanência estudantil e os espaços de convivência para os estudantes de graduação e pós-graduação.

Comunidade acadêmica

No terceiro bloco, as perguntas da plateia foram sorteadas, permitindo que cada categoria da comunidade acadêmica fizesse uma pergunta a cada rodada. Na primeira rodada, os docentes questionaram as chapas sobre suas propostas para o bairro Ecologia, como pretendem utilizar as terras da UFRRJ e qual será a origem dos recursos para a gestão da universidade, caso sejam eleitos.

Os técnicos-administrativos solicitaram uma avaliação do Programa de Qualificação Institucional (PQI), que visa incentivar a qualificação dos servidores da universidade em nível de pós-graduação stricto sensu. Todas as chapas destacaram a importância do programa, afirmando que ele pode ser aprimorado e que a qualificação dos trabalhadores é benéfica para a universidade.

Os discentes, por sua vez, questionaram sobre a permanência estudantil na graduação e pós-graduação, além das propostas para criação e manutenção de espaços de convivência na universidade.

Gustavão lotado para acompanhar as propostas das chapas que concorrem à Reitoria

Na segunda rodada de perguntas, ainda no terceiro bloco do debate, os discentes questionaram sobre os projetos que as chapas pretendem desenvolver para garantir a segurança nos alojamentos. Os docentes indagaram sobre propostas ambientais e como as chapas avaliam a recente supressão de árvores no Instituto de Educação (IE), no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). Os técnicos-administrativos abordaram a interrupção da gravação e transmissão do Conselho Universitário (CONSU) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Todas as chapas concordaram que a divulgação das reuniões é essencial para garantir transparência e segurança a quem participa.

No quarto e último bloco, as chapas tiveram três minutos para considerações finais. Todas as chapas convidaram a comunidade acadêmica a conhecer suas propostas e a participar dos debates que ocorrerão nos próximos dias.


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