(21) 2682-1379 Fale Conosco
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

66º Conad começa com posse da nova diretoria e ausência de parte considerável dos docentes na cerimônia

Começou ontem o 66º Conad do ANDES-SN, que tem como tema “66º Conad do ANDES-SN: Na reorganização da classe com inspiração nas lutas e culturas populares”. O evento acontece na Universidade Federal de Campina Grande (Adufcg) e se estende até o domingo, dia 16. 335 docentes participam do congresso, sendo 69 seções sindicais, 226 observadores, 12 convidados, além de 33 pessoas da diretoria nacional.

O Conselho do ANDES-Sindicato Nacional (CONAD) é uma instância intermediária do sindicato e é composto por um delegado ou delegada de cada Seção Sindical e um delegado ou delegada indicado pelas Secretarias Regionais, além de observadores (escolhidos em ordem de suplência de todas as seções). O CONAD delibera, implementa e regulamenta temas determinados no Congresso do ANDES-SN, e também fiscaliza a execução política e financeira do sindicato.

A delegação da ADUR no 66º Conad é composta pela professora Elisa Guaraná, delegada eleita em assembleia da ADUR, e as observadoras e observador, em ordem de suplência, Regina Cohen, Beatriz Wey, Luciana Nóbrega, Liz Paiva, Ricardo da Costa e Fabiana Rodrigues.

Primeiro dia do evento teve programação extensa

Neste primeiro dia do evento, aconteceram a Plenária de Abertura e Posse da Diretoria Gestão 2023-2025, a Plenária de Instalação, a Plenária do Tema I – Atualização do Debate sobre Conjuntura e Movimento Docente, e o Grupo Misto do Tema II – Atualização dos Planos de Lutas dos Setores e Plano Geral de Lutas.

Antes da Plenária de Abertura, Ivanildo Vila Nova e Felipe Pereira, importantes repentistas paraibanos se apresentaram e saudaram os presentes. A primeira plenária também contou com a presença de representantes de entidades estudantis, da Associação de Docentes da Universidade Federal de Campina Grande (ADUFCG-Seção Sindical do ANDES-SN), além de diretoras e diretores do Sindicato Nacional da nova e antiga gestão.

A Plenária de abertura também teve os lançamentos 1) do número 72 da revista “Universidade e Sociedade”, que tem como tema “A crise ecológica e socioambiental: territórios, política e meio ambiente”, e 2) do resultado da enquete sobre as condições de trabalho e saúde docente, com professores e professoras atuam nas universidades federais, estaduais e municipais, nos institutos federais e cefets. Confira o relatório completo neste link.

O Fórum Renova ANDES, decidiu, politicamente, não participar da posse da nova Diretoria para evidenciar, mais uma vez, as críticas sobre a condução do processo eleitoral que elegeu o grupo.

“A gente tomou a decisão de não participar da posse porque temos a absoluta certeza de que o ANDES, e continuamos reafirmando sempre, é o nosso Sindicato Nacional, mas não é mais possível ser conivente com processos antidemocráticos de eleição.”, afirmou a delegada da ADUR no evento, professora Elisa Guaraná.

Na Plenária de Instalação, que ocorreu no início da tarde, a principal questão levantada foi em relação ao cronograma e organização do evento. Foram apontadas e sugeridas mudanças que amenizassem a extenuante jornada de debates do evento, e que impusesse limites para as constantes extensões de tempo das plenárias. Apesar do debate, as propostas não foram incorporadas e o regimento foi aprovado sem alterações. A Plenária de Instalação também apresentou e aprovou a composição da Comissão de Enfrentamento ao Assédio, que atua durante e após o 66º Conad.

Durante a tarde do evento também aconteceu a Plenária do Tema I – Atualização do debate sobre conjuntura e movimento docente, no qual foram discutidas a eleição do sindicato nacional, a política institucional governamental, as posições do ANDES em relação à política institucional, entre outros assuntos.

 

ADUR assina um dos TRs

Por fim, à noite, os docentes se dividiram nos Grupos Mistos, para debater os Textos de Resolução (TRs). O Conad é organizado a partir de Textos de Resolução enviados por professores e um dos textos que integra o debate é assinado pelo GT Carreira e pela Assembleia Geral da ADUR-RJ. Aprovado pela Assembleia da ADUR do dia 1 de junho, e integrando o Anexo do Caderno de Texto, o TR 28 defende “Pela Garantia dos Direitos à Progressão na Carreira do Magistério Superior e EBTT, com Respeito ao Interstício e Demais Implicações de Efeitos Financeiros para Professoras e Professores”. 

 


Mais Notícias

Podcast da ADUR – A ADUR no 43º Congresso do ANDES

Postado em 25/02/2025

Aconteceu em Vitória, no Espírito Santo, entre os dias 27 e 31 de janeiro, o 43º Congresso do ANDES. O leia mais


Reajuste de servidores públicos precisa de aprovação da Lei Orçamentária Anual para ser implementado

Postado em 24/02/2025

Dentre as principais conquistas da greve realizada pelos docentes docentes de instituições federais e de outras categorias em 2024 está leia mais


Primeira Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) de 2025 acontece em Brasília. ADUR participa de ato cobrando cumprimento do acordo de greve

Postado em 21/02/2025

Aconteceu ontem, dia 20 de fevereiro, a primeira Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) de 2025. O encontro teve a leia mais


11 de fevereiro – Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Postado em 11/02/2025

Hoje é o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência! A data, instituída pela ONU em 2015, reforça a leia mais


Professora do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ, Fabiana Rodrigues, assume, no dia 11, a coordenação adjunta do Fórum Estadual de Educação no RJ

Postado em 07/02/2025

  07 de fevereiro de 2025 Comunicação da ADUR A ADUR celebra as posses do professor Waldeck Carneiro como novo leia mais


Nota de apoio à Professora Ligia Bahia – Assine a Petição

Postado em 04/02/2025

04 de fevereiro 2025 Comunicação da ADUR A ADUR convida a comunidade acadêmica e a sociedade a assinarem a petição leia mais


Manifestantes fizeram protestos contra o avanço da extrema-direita na Alemanha e na Argentina

Postado em 04/02/2025

04 de fevereiro de 2025 Comunicação da ADUR No último fim de semana, milhares de pessoas saíram às ruas em leia mais


Nota da ADUR sobre o corte de energia em algumas unidades de ensino da UFRRJ

Postado em 30/01/2025

m 30 de janeiro de 2025 Comunicação da ADUR A Associação de Docentes da Universidade Federal Rural do Rio de leia mais


Dia Nacional da Visibilidade Trans

Postado em 29/01/2025

29 de janeiro 2025 Comunicação da ADUR Hoje, celebramos o Dia Nacional da Visibilidade Trans! Este dia é um marco leia mais


Nota de Pesar – Marina Colasanti (1937-2025)

Postado em 28/01/2025

28 de janeiro 2025 Comunicação da ADUR Hoje, despedimo-nos de uma das mais brilhantes vozes da literatura contemporânea, Marina Colasanti. leia mais


demais notícias