CEPE encerra debate sobre
Promoção à Professor Titular |
Em reunião
extraordinária realizada no dia 20 de março, o conselho de ensino,
pesquisa e extensão encerrou o debate sobre os critérios de
avaliação de desempenho para promoção à classe de professor titular.
O debate de 7
meses sobre a proposta apresentada em setembro pelo CEPEA de
Ciências Agrárias termina com a aprovação de dois baremas de
avaliação, um para área de ensino e orientação é outro para a
produção científica, tecnológica, artística, extensão e gestão. O
primeiro barema estabelece 600 pontos de pontuação mínima para que
os docentes estejam aptos a promoção, enquanto o segundo estabelece
a pontuação mínima de 1200 pontos. Os docentes terão que totalizar
no mínimo 1800 pontos, contabilizados ao longo de 16 anos. Vale
lembrar que, após a avaliação de desempenho, uma banca composta por
pelo menos 75% de membros externos à universidade julgará o memorial
ou tese inédita a serem apresentados pelos professores.
O processo deve
ser iniciado no departamento, com a indicação da banca e posterior
aprovação dessa banca no CONSUNI e no CEPEA. Depois da aprovação da
banca, o processo segue para a Comissão Permanente de Pessoal
Docente para avaliação dos pontos obtidos nos dois baremas. Feita a
conferência dos pontos pela CPPD, será instalada a banca para
julgamento do memorial ou tese.
Por fim, o CEPE
incluiu na resolução a possibilidade de revisão da tabela de
avaliação de desempenho. Outra inclusão importante foi a afirmação
da retroatividade dos efeitos da promoção para os docentes que
cumpriram o interstício legal em maio de 2014.
A proposta
aprovada no CEPE se choca com os princípios discutidos e aprovados
em assembleia da ADUR no ano passado (confira a edição especial do
ADUR informa em
http://www.adur-rj.org.br/5com/adurinforma/adurinforma164.pdf).
Apesar disso, os representantes do sindicato estiveram presentes e
intervieram nos debates para garantir, tanto quanto possível, o
respeito a estes princípios.
A ADUR-RJ
deliberou na assembleia de 25 de março produzir uma avaliação sobre
a deliberação do CEPE e pautar o assunto em uma próxima assembleia,
com o intuito de discutir outros encaminhamentos.