Estudantes constroem ocas para Congresso Indígena que acontecerá na UFRRJ

 

Nos últimos dias, estudantes e apoiadores constroem ocas para abrigar os participantes do 1º Congresso Intercultural da Resistência dos Povos Indígenas e Tradicionais do Maraká’nà, que acontecerá na UFRRJ, entre os dias 4 e 9 de junho. A realização do evento conta com o apoio da ADUR-RJ, conforme deliberação da categoria em assembleia, e do ANDES-SN, que, no 33º Congresso do Sindicato Nacional (Maranhão, fevereiro de 2014), aprovou intensificar, em conjunto com as secretarias regionais e as seções sindicais, ajuda à luta dos povos indígenas, subsidiando política, logística e financeiramente a construção e mobilização deste evento que reunirá lideranças latinoamericanas no campus de Seropédica.

A construção das ocas, próximas à Escola Livre (F6) e ao ‘forninho’ (Praça de Esportes), também simboliza o processo de resistência cultural à política genocida do Estado, que, de forma etnocêntrica e autoritária, busca o favorecimento dos interesses de empresários do agronegócio, de latifundiários e empreiteiros, em detrimento do direito dos povos indígenas à demarcação de suas terras. Importante mencionar ainda as constantes ameaças de morte e os assassinatos de lideranças, sobretudo no Centro-Oeste do país, que reivindicam o direito à autonomia e à sobrevivência. 

A Diretoria da ADUR-RJ conclama a comunidade a participar do evento, solicitando que as diferenças sejam respeitadas, contrariando quaisquer manifestações de preconceito em relação aos povos indígenas e seus apoiadores.

 

 

 

 

 


Coletânea de artigos


Home