Estudantes sofrem com quentinhas estragadas e objetos em meio às refeições
 

Durante o almoço do dia 14/04, segunda-feira, uma estudante que comia a quentinha servida pelo bandejão da Universidade, encontrou um dente na refeição. A empresa Sartori está distribuindo as quentinhas para a Universidade, como medida de emergência, uma vez que os técnicos administrativos se encontram em greve.

Não é a primeira vez que a tal quentinha traz surpresas desagradáveis à comunidade. Já houve relatos de comida estragada, e até já encontraram um pedaço de plástico em meio à refeição.

Estudantes indignados se mobilizaram e criaram o movimento “Pegue sua quentinha e vamos almoçar na Reitoria”. O ato reuniu alunos indignados, que ocuparam a Reitoria no dia 15/04, almoçaram no local, e disseram que só se retirariam quando fosse lhes dado uma resposta satisfatória sobre o descaso com a alimentação.

O DCE apresentou um documento ao vice-reitor, Eduardo Callado, onde exigiram soluções imediatas e efetivas a cinco pontos. 1-) Mudança imediata da empresa fornecedora; 2-) Processo e denúncia à Vigilância Sanitária; 3-) Abertura de mais um ponto de distribuição no IT; 4-) Pagamento imediato dos bolsistas; 5-) Conserto do poste no caminho da Biblioteca.

As respostas de solução propostas pela Reitoria foram.

1. Criação de um livro de ocorrências para o registro das reclamações referentes à qualidade das refeições servidas pela empresa contratada, acompanhada da entrega de amostra à coordenação do RU, para posterior análise laboratorial pela UFRRJ e pela empresa contratada;

1.1. Entrar em contato com as demais empresas que apresentaram propostas junto ao processo de contratação emergencial de quentinhas, a fim de verificar se as mesmas encontram-se com a sua documentação em dia, para uma possível substituição da atual responsável pelo fornecimento das quentinhas, caso seja comprovada a falta de condições sanitárias;
1.2. Caso as demais empresas que constam no atual processo de contratação emergencial não estejam com as suas respectivas documentações em dia, será aberto um novo processo de compra emergencial;
1.3. No período de 18 a 23 de abril, durante o feriado de páscoa, será suspenso o serviço de quentinhas e, em substituição, a coordenação do RU fará a distribuição de gêneros alimentícios aos estudantes bolsistas de alimentação e alojados; 2. Após a obtenção dos resultados da análise laboratorial das amostradas coletadas, sendo constatada que a deterioração da qualidade das quentinhas foi de responsabilidade da empresa, a UFRRJ apresentará uma denúncia junto à Vigilância Sanitária e às demais instâncias cabíveis, cujo pagamento será suspenso;

 2.1. Solicitar à empresa Sartori que na composição dos cardápios das refeições entregues, sejam utilizados gêneros alimentícios não suscetíveis à alteração da qualidade e com valor nutricional adequado;

3. A comissão de estudantes designará um representante para planejar em conjunto com a coordenação do RU, a abertura de mais um ponto de distribuição das quentinhas, a fim de se reduzir o tempo de permanência nas filas;

4. No dia 16 de abril (quarta-feira), a PROAF realizará uma reunião com os estudantes beneficiários de diversas modalidades de bolsas, para apresentar o orçamento da UFRRJ e os motivos dos atrasos nos pagamentos das bolsas, cujo local será divulgado no quiosque dos alunos, veículos oficiais do DCE e no site da UFRRJ;

5. A PROAEST encaminhará solicitação ao Setor de Serviços Comunitários da Prefeitura Universitária para o conserto do cabo de telefonia que está rompido e ao alcance do contato com os transeuntes; 6. Publicar no site da PROAEST o novo calendário de divulgação dos estudantes beneficiários das vagas nos alojamentos universitários da UFRRJ.

 

 

Fonte: Imprensa ADUR-RJ

 

 


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