Estudantes sofrem com quentinhas estragadas e objetos em meio às
refeições
Durante o almoço do dia 14/04, segunda-feira, uma estudante que
comia a quentinha servida pelo bandejão da Universidade, encontrou
um dente na refeição. A empresa Sartori está distribuindo as
quentinhas para a Universidade, como medida de emergência, uma vez
que os técnicos administrativos se encontram em greve.
Não é a primeira vez que a tal quentinha traz surpresas
desagradáveis à comunidade. Já houve relatos de comida estragada, e
até já encontraram um pedaço de plástico em meio à refeição.
Estudantes indignados se mobilizaram e criaram o movimento “Pegue
sua quentinha e vamos almoçar na Reitoria”. O ato reuniu alunos
indignados, que ocuparam a Reitoria no dia 15/04, almoçaram no
local, e disseram que só se retirariam quando fosse lhes dado uma
resposta satisfatória sobre o descaso com a alimentação.
O DCE apresentou um documento ao vice-reitor, Eduardo Callado, onde
exigiram soluções imediatas e efetivas a cinco pontos. 1-) Mudança
imediata da empresa fornecedora; 2-) Processo e denúncia à
Vigilância Sanitária; 3-) Abertura de mais um ponto de distribuição
no IT; 4-) Pagamento imediato dos bolsistas; 5-) Conserto do poste
no caminho da Biblioteca.
As respostas de solução propostas pela Reitoria foram.
1. Criação de um livro de ocorrências para o registro das
reclamações referentes à qualidade das refeições servidas pela
empresa contratada, acompanhada da entrega de amostra à coordenação
do RU, para posterior análise laboratorial pela UFRRJ e pela empresa
contratada;
1.1. Entrar em contato com as demais empresas que apresentaram
propostas junto ao processo de contratação emergencial de
quentinhas, a fim de verificar se as mesmas encontram-se com a sua
documentação em dia, para uma possível substituição da atual
responsável pelo fornecimento das quentinhas, caso seja comprovada a
falta de condições sanitárias;
1.2. Caso as demais empresas que
constam no atual processo de contratação emergencial não estejam com
as suas respectivas documentações em dia, será aberto um novo
processo de compra emergencial;
1.3. No período de 18 a 23 de abril,
durante o feriado de páscoa, será suspenso o serviço de quentinhas
e, em substituição, a coordenação do RU fará a distribuição de
gêneros alimentícios aos estudantes bolsistas de alimentação e
alojados; 2. Após a obtenção
dos resultados da análise laboratorial das amostradas coletadas,
sendo constatada que a deterioração da qualidade das quentinhas foi
de responsabilidade da empresa, a UFRRJ apresentará uma denúncia
junto à Vigilância Sanitária e às demais instâncias cabíveis, cujo
pagamento será suspenso;
2.1. Solicitar à empresa Sartori
que na composição dos cardápios das refeições entregues, sejam
utilizados gêneros alimentícios não suscetíveis à alteração da
qualidade e com valor nutricional adequado;
3. A comissão de estudantes designará um representante para planejar
em conjunto com a coordenação do RU, a abertura de mais um ponto de
distribuição das quentinhas, a fim de se reduzir o tempo de
permanência nas filas;
4. No dia 16 de abril (quarta-feira), a PROAF realizará uma reunião
com os estudantes beneficiários de diversas modalidades de bolsas,
para apresentar o orçamento da UFRRJ e os motivos dos atrasos nos
pagamentos das bolsas, cujo local será divulgado no quiosque dos
alunos, veículos oficiais do DCE e no site da UFRRJ;
5. A PROAEST encaminhará solicitação ao Setor de Serviços
Comunitários da Prefeitura Universitária para o conserto do cabo de
telefonia que está rompido e ao alcance do contato com os
transeuntes; 6. Publicar no site da PROAEST o novo calendário de
divulgação dos estudantes beneficiários das vagas nos alojamentos
universitários da UFRRJ.
Fonte: Imprensa ADUR-RJ