Conad expressa fortalecimento do ANDES-SN como entidade autônoma e democrática
         
   

O encontro atualizou os planos de lutas dos setores e homologou duas novas Seções Sindicais, além de indicar alterações na metodologia do Congresso do ANDES-SN

Durante quatro dias, mais de 200 professores de todo o país discutiram a conjuntura, avaliaram e atualizaram os planos de lutas do ANDES-SN frente a diversos desafios políticos e organizativos. As deliberações tomadas no 59º Conad, realizados em Aracaju (SE) de 21 a 24 deste mês, expressam o fortalecimento do Sindicato Nacional como uma entidade autônoma e democrática, e armam a categoria docente para a intensificação da mobilização até o próximo Congresso da entidade, que acontece no início de 2015. Além disso, o encontro aprovou ainda as contas do Sindicato de 2013 e a previsão orçamentária para o próximo ano.

As deliberações e debates foram destacados na Carta de Aracaju, documento síntese do encontro, lido na Plenária de Encerramento pela secretária-geral da entidade, Claudia March. Segundo o texto, a análise de conjuntura realizada no 59º Conad destacou o aprofundamento da crise mundial, cuja resposta do capital tem se dado a partir da intensificação das medidas de austeridade, que implicam no acirramento dos ataques aos direitos dos trabalhadores.

A Carta de Aracaju ressalta ainda que “a realização do Encontro Nacional de Educação, no início de agosto, reunindo mais de dois mil participantes, representou um marco e um importante passo no processo de reorganização do campo classista em defesa da educação pública. Segundo as proposições aprovadas no 59º Conad, enraizar nossa ação em defesa da educação pública passa por dar continuidade à agenda de lutas e ações em curso, incluindo os encaminhamentos do Encontro, como a constituição dos comitês estaduais em defesa da escola pública, a realização de um dia de luta em defesa da escola pública em outubro de 2014, a realização do II ENE em 2016, precedido de encontros estaduais e regionais, a manutenção e ampliação do Comitê Nacional em defesa dos 10% do PIB para a Educação Pública já”.

O documento termina registrando que o 59º Conad cumpriu com seu papel em atualizar o plano de lutas e “manteve acesas a chama de um sindicato autônomo, laico e com referência social”.

Em seu discurso de encerramento, o presidente do ANDES-SN, Paulo Rizzo destacou a importância do espaço de debate democrático proporcionado pelo 59º Conad. “Creio que o que se debateu aqui e que se resolveu nesse evento foram questões extremamente positivas, de uma maturidade muito grande todos nós devemos ficar contentes e satisfeitos com o processo desse Conad”.

Rizzo ressaltou a intensa agenda aprovada no encontro, na perspectiva positiva de fortalecimento do ANDES-SN, e conclamou a todos a participarem ativamente das ações apontadas. “Nós temos uma agenda carregada daqui até o próximo congresso, aprovada por esse Conad. Nós vamos fazer, por parte da Diretoria, todo o empenho e todo o esforço para conseguirmos dar conta dessa agenda, ela só vai ter êxito se estiver organizada e impulsionada na base do sindicato. E, portanto, com a participação de todos”, destacou, declarando encerrado o 59º Conad.

 

 

Homenagem

Na Plenária de Encerramento do 59º Conad, os docentes prestaram homenagem à Washington Costa, presidente da Seção Sindical do ANDES-SN no Cefet Rio de Janeiro, que faleceu recentemente vítima de um câncer ósseo.

Em sua fala, a professora da UFF que leu a homenagem, Elza Dely, ressaltou que “em toda a sua vida de militante primou pela defesa e pelo exercício da busca da sinceridade, da lealdade e da unidade e da solidariedade entre os que lutam. Por essa razão, sua partida é tão sentida. Washington, querido companheiro, presente!”

Números do 59ª Conad

O 59ª Conselho do ANDES-SN contou com a participação de 202 docentes, sendo 46 delegados, 117 observadores e 6 convidados, de 58 Seções Sindicais de todo o país.

 

 

Fonte: ANDES-SN, 26/8/14.

 

 

 

 


Coletânea de artigos


Home