Intenso debate marca Plenária sobre Questões Organizativas e Financeiras
 

Os participantes do 33º Congresso, realizado em São Luís (MA), protagonizaram uma ampla discussão que teve início na tarde desta sexta-feira (14) e se estendeu pelo resto do dia, durante a Plenária sobre Questões Organizativas e Financeiras. A qualidade e a intensidade do debate mostraram as opiniões divergentes acerca dos Textos de Resolução (TR) que integram o tema.

Os delegados aprovaram alterações no Estatuto do ANDES-SN, com 187 votos favoráveis, e do Regimento Eleitoral, momento em que foi anunciado o início do prazo de uma hora para a inscrição das chapas. Ao final da tarde, foi apresentada a única chapa concorrente às eleições do Sindicato Nacional para o biênio 2014-2016. Foram apresentados os docentes que estarão à frente dos 11 cargos da diretoria nacional, e os indicados para a Comissão Eleitoral Central – CEC.

Os delegados aprovaram ainda as prestações de contas do 58º Conad, questões relativas ao Fundo Único do Sindicato Nacional, além da manutenção do apoio financeiro à Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) e à Auditoria Cidadã da Dívida. A intensificação do apoio à luta dos povos indígenas, por meio de apoio político e financeiro e a realização, através do GTPCEGDS, de debate sobre a temática e demandas dos povos indígenas, como também a elaboração de uma proposta de encontro/seminário no segundo semestre de 2014, com a apreciação da planilha financeira no 59º Conad também foram aprovadas, o que resultou de ampla discussão na Plenária.

O formato dos encontros deliberativos do Sindicato Nacional – Congressos e Conad -, no que diz respeito à extensão dos debates, cronograma, entre outras questões, também foi amplamente discutido.

Os delegados aprovaram autorizar o 59º Conad a rever a metodologia adotada para o Congresso do ANDES-SN relacionada ao tema, pauta e cronograma, a fim de ajustar a cadência de trabalho no evento, garantindo condições para apreciação e deliberação das propostas submetidas.

Uma série de ações a serem conduzidas pela Comissão da Verdade do ANDES-SN também foram deliberadas.

No início da manhã deste sábado (15), os delegados do 33º Congresso aprovaram, durante a prorrogação da Plenária do Tema 4, a homologação de duas novas Seções Sindicais – Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Taubaté (Sindunitau) e Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais (Aduemg), unidade Ibirité (MG).

Também foram aprovados os nomes indicados pelas Seções Sindicais para inclusão nos grupos de Trabalho (GT) do ANDES-SN.

Prorrogação

A Plenária, iniciada às 15h, foi prorrogada e se estendeu até o meio da manhã deste sábado (15). No final da manhã, foram iniciadas as discussões relacionadas à Plenária do Tema 5 – Plano de Lutas – Geral, Educação, Direitos e Organização dos Trabalhadores. O cronograma prevê ainda a realização da Plenária 6 – Plano de Lutas - setores – e da Plenária de Encerramento.

 

 

Fonte: ANDES-SN, 15/2/14.

 


Coletânea de artigos


Home