Para Leher,
ProUni “destrói projeto democrático de nação”
Publicado
recentemente no jornal Le Monde Diplomatique, o artigo
“Programa Universidade para Todos: democratizar ou mercantilizar?”,
de autoria do professor titular da Faculdade de Educação e do
Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ, Roberto Leher,
problematiza o Programa Universidade para Todos (ProUni) e questiona
a falta de prioridade de investimentos federais na educação pública.
Para Leher, o
ProUni é uma alternativa para atender a demanda brasileira pela
democratização do acesso à educação superior que ameaça a construção
de um projeto democrático de nação, já que fortalece os
investimentos em educação no setor privado e leva ao encolhimento do
setor público. No artigo, a autor também ressalta que, apesar de
programa se chamar “Universidade para todos”, as vagas estão
dispersas em todo tipo de instituição de ensino superior, inclusive
nas mal avaliadas pelo MEC.
Fonte: ANDES-SN, 27/3/13.