Setores definem estratégias de luta para 2012
O último tema
debatido no 31º Congresso do ANDES-SN tratou do Plano de Lutas das
Instituições de Ensino Superior estaduais/municipais, federais e
particulares. “No geral, mantivemos a estratégia que já vem se
consolidando no movimento, mas incorporamos novas lutas como forma de
responder às demandas do contexto atual”, avalia o presidente da mesa
e 1º secretário da Regional Norte do ANDES-SN, Arley Costa.
Ele destaca a
definição de um Dia Nacional em Defesa do Financiamento e da Autonomia
das Universidades Estaduais e Municipais, a utilização de um
percentual do Fundo Nacional de Mobilização (FNM) para ajudar as
seções sindicais das universidades estaduais e municipais em greve e a
definição de um calendário de luta dos setores como decisões
importantes tomadas no 31º Congresso. “Também acho crucial termos
definido que devemos reagir nacionalmente às tentativas dos governos e
dos patrões de tentar criminalizar os movimentos sociais”, enfatizou.
Ifes
Nas discussões em
torno do Plano de Lutas do setor das Instituições Federais de Ensino
Superior (Ifes) foi definido o cronograma da campanha conjunta com os
demais servidores federais e a pauta específica de reivindicações dos
docentes das Ifes. Os participantes do 31º Congresso decidiram
intensificar a luta pela reestruturação da carreira, por valorização
salarial e por melhoria nas condições de trabalho.
Praticamente toda
a pauta de reivindicações apresentada na Campanha de 2011 foi
reafirmada, com algumas inclusões. Uma das mais urgentes é a luta pela
exclusão de dispositivos antidemocráticos do Plano Plurianual, Lei de
Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual (PPA/LDO e LOA),
como o artigo 78 da LDO/2011, que visam obstruir a negociação com os
servidores públicos sobre os seus direitos.
Foi definido,
também, que o Sindicato deve lutar pela carreira única do professor
federal, aprovada no 30º Congresso, como meio de extinguir a
discriminação entre professores do magistério superior e professores
de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT). Também foi decidido que
as seções sindicais devem promover seminários e debates sobre a
situação dos Colégio de Aplicação (CAP).
Calendário
De acordo com o
aprovado, o cronograma de lutas da Campanha específica dos docentes em
2012, ajustado nas reuniões do setor das Ifes. Provavelmente a
primeira reunião ocorra já no dia 3 de fevereiro antecedendo a
plenária dos SPF.
Foi definido
também que, de acordo com o calendário unificado das lutas dos
Servidores Públicos Federais (SPF), a pauta geral deve ser
protocolizada junto ao governo nesta terça-feira (24. Nos dias 4 e 5
de fevereiro deve ser realizada plenária dos SPF em Brasília. Foi
definido, também, a realização de uma Semana Nacional de Mobilização
dos SPF, com atos nos estados e marcha em Brasília, de 12 a 16 de
março.
Iees e Imes
Em relação ao
setor das Instituições Estaduais de Ensino Superior (Iees) e
Instituições Municipais de Ensino Superior (Imes) foi aprovado, além
da promoção do Dia Nacional de Luta e de utilização de recursos do
FNM, a realização, no primeiro semestre deste ano, do IX Encontro
Nacional do Setor e a organização da luta pelo cumprimento das leis
que definiram a regulamentação orçamentária nos estados da Paraíba e
Rio de Janeiro, entre outros temas.
As discussões em
torno da autonomia das universidades também foi outro tema bastante
discutido, já que vários governadores e prefeitos têm procurado
interferir no funcionamento dessas instituições.
Ipes
Em relação ao
setor das Instituições Particulares de Ensino (Ipes) foi decidido que
o ANDES-SN deve aprofundar o debate acerca da estrutura do Sindicato e
das questões político-jurídica decorrentes das ações relacionadas ao
registro e, também, construir uma proposta de referência nacional de
diretrizes e princípios.
Tal proposta deve
se basear nas determinações do Encontro do setor das Ipes realizado em
outubro de 2010, que também servirão de base para a elaboração de
pautas de reivindicações das seções sindicais do setor. Entre os
princípios dessas pautas devem constar a gestão democrática, a
liberdade de organização sindical e a carreira e política de
capacitação docente.
Fonte: ANDES-SN,
23/1/12.