SBPC cobra do MEC diálogo com grevista


A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e suas 105 sociedades afiliadas encaminharam, na última quarta, 22, carta ao ministro Aloizio Mercadante. No documento, a Sociedade coloca-se a favor da abertura, em caráter emergencial, de um canal de comunicação entre os docentes, estudantes e funcionários grevistas e os Ministérios da Educação, do Planejamento, Orçamento e Gestão, e da Casa Civil.

O órgão considera legítima a greve docente que atinge quase a totalidade das universidades federais e reconhece a justeza da pauta de reivindicações da categoria, elencando como urgentes a reestruturação da carreira e a adequação de salários para que beneficiem a qualificação e o desempenho do professor.
Abaixo, a íntegra da carta enviada ao ministro:

“Senhor Ministro,

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e suas 105 sociedades afiliadas, reconhecem a legitimidade do atual estado de greve nas Universidades Federais Brasileiras e manifestam-se a favor da abertura de um canal de comunicação, em caráter emergencial, para abertura do diálogo permanente entre professores, funcionários, estudantes, entidades representativas, e os Ministérios da Educação, do Planejamento, Orçamento e Gestão, e da Casa Civil. É imperativo buscar uma solução conjunta que leve ao fim da paralisação.

Reconhecemos a necessidade urgente de reestruturação da carreira docente e a adequação de salários compatíveis com a qualificação e o desempenho do profissional docente.

É papel da maior sociedade científica do Brasil e afiliadas, que congregam professores e pesquisadores, manifestarem-se em defesa de uma universidade pública forte e de excelência, que propicia dignidade à carreira do magistério em todos os níveis. Reafirmamos o nosso compromisso com o setor e a necessidade da existência desse canal verdadeiro de diálogo entre as Universidades e o Governo.

Atenciosamente

Helena Bonciani Nader
Presidente
SBPC”

 Com edição da Sedufsm - Seção Sindical

Fonte: Jornal da Ciência

 


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