PL 2134 é aprovado na Câmara e seguirá para o Senado
A Comissão de
Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC)da Câmara dos Deputados
aprovou na quinta-feira (26) o projeto de lei PL 2134/11, que cria
cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas no
Ministério da Educação. A medida beneficiará universidades públicas
federais e escolas técnicas federais. Ao todo, serão criados 44 mil
cargos para professores nas instituições federais. Como a proposta
tramita em caráter conclusivo, será enviada diretamente para a análise
do Senado caso não haja recurso para ela seja votada pelo plenário.
O ANDES-SN
considera positiva a criação das vagas e a aprovação do projeto, já
que é grave a falta de professores nas Instituições Federais de Ensino
Superior (Ifes), mas argumenta que os números são insuficientes e o
governo aproveitou para embutir alguns critérios antidemocráticos de
seus programas de governo. Além disso, o governo vinculou boa parte
das vagas previstas no PL 2134/11 à criação de novas demandas por meio
do Programa de Expansão das Universidades, o Reuni, o que fere a
autonomia universitária.
O PL também
determina que na expansão da rede será mantida a relação de 18 alunos
por professor e que uma das prioridades para as vagas de TA nas
universidades é atender os Núcleos de Inovação Tecnológicas (NIT).
O texto vincula a
necessidade da abertura de 10.000 vagas à operacionalização do Banco
de Professores Equivalentes (BPEq). Condicionadas, portanto, a não
implicar em impactos financeiros. O argumento do governo é que o BPEq
sofre “de uma insuficiência de códigos de vagas desocupados para a
conversão de professores substitutos, que já atuavam nas Ifes como
força de trabalho, em professores efetivos”.
Contratações
Dos 77.178 cargos
a serem criados, 19.569 serão para professores de 3º grau, sendo que
5.764 se destinam a atender a demanda gerada pelo Reuni. Para as novas
unidades a serem criadas até 2014, o PL 2134/11 prevê a abertura de
mais 2.905 cargos de docente do Magistério Superior.
Entre os 24.306
cargos previstos para professores do (Ebtt), mais da metade dos postos
(15.360) são para atender a demanda do Programa Nacional de Acesso ao
Ensino Técnico (Pronatec). Para o Banco de Professores Equivalentes
são previstos 6.000 cargos.
Além disso, estão
previstos 1.680 cargos para a expansão dos Institutos Federais e
Centros Federais (Ifet e Cefet), 386 para os Colégios de Aplicação e
Escolas Técnicas e 300 para a reestruturação do Colégio Pedro II que,
segundo o PL, passará a ter a mesma estrutura e organização dos
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
Fonte: ANDES-SN,
3/5/12.