ANDES-SN DIVULGA PESQUISA SOBRE COMUNICAÇÃO SINDICAL
Material foi
entregue junto com “Plano Geral de Comunicação”
Aprovado no 30º
Congresso, realizado em fevereiro de 2011, o Plano Geral de
Comunicação do ANDES-SN foi entregue na última quinta-feira, 21, aos
participantes da plenária de abertura do 57º Conselho do ANDES-SN
(Conad). O material apresenta, também, o resultado de uma pesquisa
sobre a estrutura de comunicação das seções sindicais, realizada pela
Encarregatura de Comunicação nomeada pelo Grupo de Trabalho de
Comunicação e Artes (GTC&A).
Participaram da
pesquisa seções sindicais e associações filiadas ao ANDES, contatadas
entre o segundo semestre de 2011 e o primeiro de 2012. Para o
levantamento de informações foi enviado um formulário com oito
perguntas. O conteúdo das perguntas fazia referência aos produtos
jornalísticos, à equipe, à estrutura de imprensa, entre outros.
Paralelamente ao envio dos questionários, a Assessoria de Comunicação
do ANDES-SN coletou informações diretamente nos sites das seções. O
resultado desse trabalho também foi agregado à pesquisa.
Com a finalização
do processo foi possível apurar, entre outros, o grande uso dos meios
impressos e virtuais, sendo os jornais impressos comumente de
circulação mensal, enquanto os boletins virtuais são divulgados
semanalmente. O uso de veículos de rádio e televisão, por sua vez,
ainda não é amplamente explorado. O resultado da pesquisa também
avaliou que dois terços das seções sindicais e associações tem páginas
na internet, enquanto 75% dessas apresentam a logomarca do ANDES-SN e
um link para o acesso direto ao site do sindicato nacional.
Plano Geral de
Comunicação
Com o objetivo de
apresentar diretrizes para a atuação das entidades filiadas ao
ANDES-SN no que se refere à Comunicação Sindical, o Plano Geral de
Comunicação traz em seu conteúdo o resultado de uma série de debates
realizados pelo GTC&A. Questões das mais diversas, como o público
alvo, a utilização de meios alternativos de comunicação, as relações
internas de comunicação entre as seções sindicais e o perfil editorial
estão contempladas no material.
Para o ANDES-SN,
conforme consta na própria cartilha, é fundamental discutir a atuação
do sindicato no que se refere à sua prática comunicacional, afinal é
também através dela que se realiza a disputa de hegemonia na categoria
e em toda a sociedade. Nesse sentido, é importante definir um perfil
de comunicação sindical, avaliando as prioridades do movimento a
partir de um planejamento de curto, médio e longo prazo.
Texto: Rafael
Balbueno
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM
24/6/12.