ANDES-SN DIVULGA PESQUISA SOBRE COMUNICAÇÃO SINDICAL
 

Material foi entregue junto com “Plano Geral de Comunicação”

Aprovado no 30º Congresso, realizado em fevereiro de 2011, o Plano Geral de Comunicação do ANDES-SN foi entregue na última quinta-feira, 21, aos participantes da plenária de abertura do 57º Conselho do ANDES-SN (Conad). O material apresenta, também, o resultado de uma pesquisa sobre a estrutura de comunicação das seções sindicais, realizada pela Encarregatura de Comunicação nomeada pelo Grupo de Trabalho de Comunicação e Artes (GTC&A).

Participaram da pesquisa seções sindicais e associações filiadas ao ANDES, contatadas entre o segundo semestre de 2011 e o primeiro de 2012. Para o levantamento de informações foi enviado um formulário com oito perguntas. O conteúdo das perguntas fazia referência aos produtos jornalísticos, à equipe, à estrutura de imprensa, entre outros. Paralelamente ao envio dos questionários, a Assessoria de Comunicação do ANDES-SN coletou informações diretamente nos sites das seções. O resultado desse trabalho também foi agregado à pesquisa.

Com a finalização do processo foi possível apurar, entre outros, o grande uso dos meios impressos e virtuais, sendo os jornais impressos comumente de circulação mensal, enquanto os boletins virtuais são divulgados semanalmente. O uso de veículos de rádio e televisão, por sua vez, ainda não é amplamente explorado. O resultado da pesquisa também avaliou que dois terços das seções sindicais e associações tem páginas na internet, enquanto 75% dessas apresentam a logomarca do ANDES-SN e um link para o acesso direto ao site do sindicato nacional.

Plano Geral de Comunicação

Com o objetivo de apresentar diretrizes para a atuação das entidades filiadas ao ANDES-SN no que se refere à Comunicação Sindical, o Plano Geral de Comunicação traz em seu conteúdo o resultado de uma série de debates realizados pelo GTC&A. Questões das mais diversas, como o público alvo, a utilização de meios alternativos de comunicação, as relações internas de comunicação entre as seções sindicais e o perfil editorial estão contempladas no material.

Para o ANDES-SN, conforme consta na própria cartilha, é fundamental discutir a atuação do sindicato no que se refere à sua prática comunicacional, afinal é também através dela que se realiza a disputa de hegemonia na categoria e em toda a sociedade. Nesse sentido, é importante definir um perfil de comunicação sindical, avaliando as prioridades do movimento a partir de um planejamento de curto, médio e longo prazo.

 

Texto: Rafael Balbueno             
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM
24/6/12.

 


Coletânea de artigos


Home