Já estão abertas as inscrições para o 18º Anual do NPC
 

Entre os dias 21 e 25 de novembro, comunicadores, sindicalistas, estudantes e militantes do país inteiro estarão reunidos no Rio de Janeiro para participarem do 18º Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC).

O curso é considerado o mais importante evento sobre comunicação sindical do Brasil e tem papel fundamental na formação continuada de profissionais da imprensa sindical e diretores de comunicação das entidades.

O encontro deste ano terá como tema geral "Os Trabalhadores e a Comunicação na América Latina". Pesquisadores e jornalistas de todo o Brasil terão a possibilidade de discutir temáticas como “A Mídia no Brasil e na América Latina”; “Mídia e a criminalização da pobreza”; “Os desafios da esquerda latino-americana hoje”; “Indústria cultural”; “Mídia e Temas tabus”; “Comunicação sindical e novas ferramentas”; “Marco regulatório” entre outros.

No dia 24 de novembro (sábado), jornalistas e dirigentes sindicais poderão participar de oficinas práticas de audiovisual; linguagem e hegemonia; a herança do pensamento de Gramsci; educação e política; facebook e comunicação comunitária. Confira aqui a programação completa.

O ANDES-SN tem incentivado a participação dos jornalistas e diretores, tanto da Nacional quanto das Seções Sindicais, por acreditar que os cursos anuais do NPC contribuem para aprimorar a comunicação das entidades não só com a base, mas também com a sociedade em geral.

“A participação e a troca de experiências permitem que, tanto os profissionais quanto os diretores, aprofundem a reflexão sobre o material produzido e formas de melhorar e diversificar os canais de comunicação com a categoria e também com a população”, avalia Luiz Henrique Schuch, encarregado de comunicação e 1º vice-presidente do ANDES-SN.

Schuch lembra que sua participação no 16º Curso do NPC foi importante na composição do Plano de Comunicação do ANDES-SN, aprovado no 30º Congresso do Sindicato Nacional, em Uberlândia, em 2011.

“Foi importante observar que a minuta construída pelo Grupo de Trabalho de Comunicação e Artes (GTCA) dialogava com os pontos mais destacados durante o curso anual do NPC. Isso nos deu mais segurança de estar seguindo no rumo certo em relação a comunicação do Sindicato”, afirma Schuch.

A minuta do Plano de Comunicação do ANDES-SN, feita pelo GTCA com base em debates e seminários realizados durante todo o ano de 2010, foi aperfeiçoada pela diretoria do Sindicato Nacional e aprovada no 30º Congresso.

Local do curso

O curso será realizado no centro da cidade do Rio de Janeiro, no Rios Presidente Hotel. Todas as hospedagens serão no mesmo hotel em que ocorrerão as atividades do curso. Veja aqui a ficha de inscrição.

NPC lança Agenda de 2013

O Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) vem produzindo, nos últimos anos, agendas que servem como material de formação diária para seus leitores. Elas já abordaram temas como comunicação, luta das mulheres no mundo e história dos trabalhadores do Brasil. Para 2013, o NPC organizou uma Agenda que apresenta um grande número de revoltas, motins, insurreições e revoluções que o nosso povo fez ao longo de sua história. O objetivo é combater a visão difundida e reforçada diariamente de que “brasileiro é bonzinho”, pacífico, e não briga e nem luta por seus direitos.

A cada dia são apresentadas doses homeopáticas das várias mobilizações, levantes e ações ocorridas no Brasil inteiro, desde o século 19 até os dias atuais. Além dessas notas curtas, na abertura de cada mês há textos sobre diversos acontecimentos, como a Cabanagem, a Insurreição dos Malês, a Revolta da Chibata, as Ligas Camponesas, o Abril Vermelho do MST, o Comício da Central do Brasil, a Passeata dos 100 Mil, o Contestado, Manoel Congo, a Revolta da Vacina e inúmeras greves que tivemos em nossa história. Esses artigos foram escritos por pesquisadores, jornalistas, sindicalistas e militantes convidados pelo NPC.  

Como diz a jornalista Claudia Santiago, “a história de resistência dos trabalhadores do nosso país não começou no estado de São Paulo, no final da ditadura civil-militar, como podem crer as gerações mais novas. Nem no ano de 1922, com a Fundação do Partido Comunista Brasileiro; ou em 1906, com a decisão de fundação da Confederação Operária Brasileira. Antes disso, muita gente brigou no Brasil. E o século XIX foi rico de lutas, embora a  história de resistência tenha começado bem antes”. É essa longa história de combates e resistência que a Agenda apresenta a cada dia. 

A agenda custa R$ 20,00 e está à venda na Livraria Antonio Gramsci, que fica na Rua Alcindo Guanabara, 17, térreo, Cinelândia (ao lado do Teatro Dulcina), no Rio de Janeiro. Também pode ser solicitada para envio por correio, através do e-mail livraria@piratininga.org.br ou do telefone (21) 2220-4623.

 

* Com informações do NPC

 

 

Fonte: ANDES-SN, 17/10/12.

 


Coletânea de artigos


Home