Diretoria da ADUR-RJ realiza reunião com docentes no IM

 

No dia 10 de maio, a Diretoria da ADUR-RJ se fez presente, representada pelo Prof. Luciano da Silva Alonso, em reunião realizada no campus da UFRRJ em Nova Iguaçu. Cerca de 30 professores debateram a atual conjuntura, que envolve ampla campanha de mobilização docente, com a possibilidade de construção de uma greve para os próximos dias. Na ocasião, o Prof. Luciano Alonso informou que, por decisão da Assembleia da ADUR-RJ, foi aprovado o indicativo de greve para 17/05/2012. O mesmo docente também apresentou as principais deliberações da Reunião do Setor das Federais (de 21 e 22/04) e outros informes sobre o processo de negociação envolvendo os representantes do ANDES-SN e do governo federal para a construção da carreira única dos professores, que culminou com a prorrogação do GT Carreira até 31/05/2012.

Houve consenso de que é hora de se reforçar a luta por reposição salarial, em caráter emergencial, dadas as circunstâncias de perda de poder aquisitivo dos docentes, com graves implicações na qualidade de vida. Foi unânime o apoio ao Indicativo de Greve para o dia 17/05/2012.

Os presentes aprovaram ainda alguns encaminhamentos, que serão apresentados na próxima Assembleia Geral da ADUR-RJ. Dentre eles: a mobilização em defesa da unidade do movimento, independentemente do cumprimento ou não do acordo com o governo; pensar estratégias para impactar a opinião pública a favor do movimento, com possibilidade de paralisação da Rodovia Presidente Dutra; possibilitar a reposição de aulas a partir de atividades a distância, conforme Portaria 4059 de 10/12/2004; possibilidade de converter Audiência Pública sobre o PL 2203, do dia 21/05, em Consulta Pública; avaliar a situação jurídica do contexto geral: não cumprimento do acordo, implantação da Previdência Privada, dentre outras questões. Outros pontos avaliados durante a reunião: impacto da previdência privada nas novas contratações e consequências para o movimento docente (50% dos docentes contratados a partir de 2003, até a aprovação do FUNPRESP, com possível sentimento, por parte dos novos servidores, de que não vale a pena estar mobilizado, pois não tem mais o que perder).

O diretor da ADUR-RJ lembrou a necessidade de participação dos docentes do IM nas assembleias em Seropédica. Os docentes solicitaram que a diretoria da seção sindical avalie a possibilidade de realização de Assembleias, com caráter deliberativo, também no IM e no ITR. Ao final da reunião, entre outras sugestões, alguns docentes propuseram a realização de vídeo conferência para possibilitar o acompanhamento das Assembleias em todos os campi da UFRRJ.

 

 

 


Coletânea de artigos


Home