Pós graduandos fazem Twittaço e mobilizam universidades por reajuste
de bolsas
A Associação Nacional de Pós Graduandos (Anpg) organiza uma semana
concentrada de campanha pela valorização das bolsas de pesquisa que
teve início na segunda (19) e vai até essa sexta-feira (23). O foco é
o reajuste das bolsas de mestrado e doutorado, que estão com os
valores congelados há mais de 3 anos, embora as pautas por
financiamento para educação e ciência e tecnologia também façam parte
do debate. Além de ações nas universidades, a entidade promove uma
diversificada campanha virtual, com Twittaço da hashtag
#reajustedebolsasja marcado para esta quinta-feira (22).
A campanha foi decidida durante o 38º Conselho Nacional de Associações
de Pós-Graduandos (Conap), que reuniu APGs de todo o país no mês de
agosto em Recife (PE). Uma semana após o Conap, em 31 de agosto, a
ANPG participou da Marcha dos Estudantes, que levou mais de 10 mil
pessoas às ruas de Brasília, e a presidente da entidade, Elisangela
Lizardo, teve a oportunidade de entregar um documento com a pauta do
reajuste das bolsas à presidente Dilma Rousseff.
Segundo Elisangela, o contexto do país exige o fortalecimento do seu
sistema ciência e tecnologia e também do educacional. “O Brasil vive
um momento propício para impulsionar um crescimento que garanta
justiça social e aproveite as possibilidades do país de forma
sustentável. Temos o desafio de construir dois grandes eventos
esportivos mundiais e descobrimos uma riqueza natural imensa, o
pré-sal, que deve ser utilizada para o desenvolvimento do país com a
participação de todo o seu povo neste processo. Mais do que nunca, a
educação e a pesquisa científica devem ser entendidas como
instrumentos essenciais para o melhor aproveitamento desta janela
histórica de possibilidades e desafios que vive o país", argumenta.
É neste contexto que a Anpg pauta a valorização das bolsas de
pesquisa, completa a doutoranda, que defende, ainda, a garantia de 10%
do PIB para a Educação e de vinculação de verbas do Pré-Sal para
Educação e Ciência e Tecnologia.
Instalação de um contador de dias sem reajuste, mural de apoiadores da
campanha, vídeo-depoimentos, passagem em sala com distribuição de
panfletos, reuniões de pós-graduandos para discutir o assunto. No país
inteiro o movimento se organiza para divulgar a campanha e ganhar
adesão. Até em universidades onde há debate sobre greve, como é o caso
da UFAC, a APG se mobiliza e procura realizar atividades em parceria
com os servidores.
As primeiras atividades foram uma festa-protesto da APG PUC-Rio, um
debate na Unifesp e um ato irreverente organizado pelas APG da
Unicamp, onde foram recolhidas moedinhas cuja destinação é uma doação
simbólica ao governo federal para garantir o orçamento necessário para
o reajuste. Os materiais da campanha estão afixados nessas e em outras
universidades por todo o país.
Pelas ruas e pela rede
Além das ações nas universidades, os pós-graduandos promovem uma
campanha virtual por toda a semana, sendo um destaque o Twittaço
marcado para esta quinta-feira (22), com a hashtag
#reajustedebolsasja. As mensagens divulgam o abaixo-assinado da
campanha, as ações nas universidades, além de informações com o
objetivo de sensibilizar a sociedade para a pauta. Um exemplo é a
informação de que a inflação acumulada desde o último reajuste é de
17,56%. Outra mensagem ressalta que, segundo o IBGE, profissionais que
concluíram graduação ganham, em média, 7,8 salários mínimos (R$
3.642), enquanto os pós-graduandos são pesquisadores que recebem uma
bolsa de R$ 1.200,00 para se dedicar ao mestrado e R$ 1.800 para o
doutorado (valores Capes e CNPq).
Para que as metas do Plano Nacional de Pós-Graduação 2005-2010 fossem
cumpridas, o valor atual da bolsa de mestrado deveria ser R$ 1.672,16
e a de doutorado R$ 2.479,78. Isso significa um reajuste de quase 40%
dos valores atuais, conforme a ANPG pauta no abaixo-assinado da
campanha.
Vídeo-depoimento
Outro instrumento que a campanha pretende utilizar é o recurso
audiovisual. A proposta é que cada apoiador da campanha –
pós-graduando ou não – grave um vídeo curto com o seu depoimento. Pode
ser via webcam, câmera do celular, da máquina fotográfica, ou qualquer
equipamento que cumpra o papel. A orientação é que o vídeo termine
sempre com a frase "Reajuste de Bolsas Já!". Os vídeos devem ser
enviados para o e-mail
reajustedebolsasja@gmail.com e também para o perfil da ANPG
do Twitter e o do Facebook.
A campanha virtual pretende ainda chamar a atenção das autoridades do
Poder Executivo. Um texto padrão e os endereços de e-mail de
autoridades que devem dar resposta sobre uma política de valorização
das bolsas estão disponíveis na página da Anpg.
A campanha de bolsas continuará em outubro. O calendário da Anpg prevê
a realização de audiências em Brasília para apresentar o resultado da
campanha. APG e pós-graduandos de todo o país devem participar da
entrega do abaixo-assinado e relatório das mobilizações, que têm o
objetivo de pressionar o governo pelo reajuste pautado.
Fonte: Anpg