Em greve há 43 dias, docentes da UERN definem novo calendário de mobilizações


Reunidos em assembleia na última quinta-feira (9/7), os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em greve há 43 dias, deliberaram a programação de mobilizações para esta semana. Além do cronograma, a categoria também avaliou o movimento paredista. A greve continua por tempo indeterminado.

Na última sexta-feira (10/7), o reitor Milton Marques teve audiência com alguns secretários estaduais para entregar a nova proposta elaborada pela Associação dos Docentes da UERN (Aduern) – Seção Sindical do ANDES-SN. Participaram da reunião o secretário-chefe do gabinete civil, Paulo de Tarso, o secretário de Planejamento e Finanças, Obery Rodrigues, e a secretária de Educação, Betânia Ramalho. Os secretários não apresentaram resposta às reivindicações dos professores da UERN, já que, segundo eles, as decisões devem ser tomadas com a presença da governadora Rosalba Ciarlini.

De acordo com a proposta da Aduern, os professores aceitam o pagamento do reajuste em setembro, mas com a condição de que o realinhamento salarial seja retroativo a abril. Além disso, o documento solicita a definição do cronograma de descontingenciamento do orçamento da UERN, criação de uma comissão para definição de normas e percentuais de autonomia financeira para a universidade, garantia de atendimento da pauta de reivindicações dos estudantes da instituição, e criação de um fórum permanente de negociação com o objetivo de aprofundar as discussões sobre os demais pontos da pauta de reivindicações da Aduern e demais segmentos da universidade.

A programação desta semana se concentrará nos Campi Avançados da UERN. Nesta terça-feira (12/7), às 8h30, será em Pau dos Ferros. Na ocasião, haverá uma reunião com professores, técnicos, alunos e o comando geral de greve. Às 9h30, será realizada uma caminhada e panfletagem com saída do Campus até o Centro de Pau dos Ferros. No mesmo dia, às 15h, as mobilizações acontecem em Patu. Na quarta-feira (13), às 8h30, a programação será realizada em Assu e, às 15h, em Caicó.

Na quinta-feira (14/7), será realizada Assembleia Geral Extraordinária, na sede da Aduern Mossoró, com toda a categoria docente para avaliar o movimento grevista e definir as mobilizações para a próxima semana. Na sexta-feira (15/7), o comando de greve se reúne, na sede da Aduern Mossoró, para traçar novas estratégias da campanha dos professores por mais verba para a UERN, melhores salários e melhores condições de trabalho.

 

Fonte: Por Talita Lucena/ Aduern – Seção Sindical

 


Coletânea de artigos


Home