Comissão do Senado aprova transferência do ensino superior do MEC para
o MCT
A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática
(CCT) do Senado aprovou nesta quarta-feira (21) o Projeto de Lei do
Senado (PLS) nº 518/2009 que transfere do Ministério da Educação (MEC)
para o da Ciência e Tecnologia (MCT) a responsabilidade pelo ensino
superior no país.
De autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o PLS propõe
transformar o atual MEC em Ministério da Educação de Base. Na
justificação do projeto, o parlamentar alega que a educação básica
encontra-se relegada a segundo plano na estrutura organizacional do
governo federal.
O parecer aprovado pela CCT aponta ainda que “o MEC concentra hoje
todas as competências relativas à educação, tanto de nível básico
quanto superior. Contudo, o poder político, a capacidade de
organização, a visibilidade e a proximidade com a elite do segmento
voltado ao ensino superior fazem com que o MEC concentre sua atenção e
seus recursos nessa área, em detrimento do conjunto da educação
básica”.
Com a mudança, toda a estrutura do MEC com atuação voltada ao ensino
superior (secretarias, departamentos, autarquias, fundações e empresas
públicas) será transferida para a o MCT. Apenas o Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Educação (Fnde) e o Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) permanecem na pasta da
Educação.
O PLS 518/2009 segue agora para apreciação na Comissão de Educação,
Cultura e Esporte (CE) e da Comissão de Constituição, Justiça e
Cidadania (CCJ), esta última em caráter terminativo. Se aprovado
nessas comissões, segue para votação no plenário da Câmara.
Para o ANDES-SN, a mudança proposta pelo PLS 518/2009 vai contra o
projeto construído pelos educadores brasileiros para o Plano Nacional
da Educação (PNE), que prevê a integração da Educação, em seus
diversos níveis.
“A plataforma construída desde a década de 90 para PNE, no espaço do
Fórum Nacional em defesa da Escola Pública, está organizada em torno
da visão de que deve haver um sistema educacional no país articulando
todas as esferas, todos os graus de ensino e todas as modalidades
educacionais. Essa luta confronta com a idéia de fragmentar graus de
ensino em ministérios diferentes. A responsabilidade do governo
federal de exercer o papel articulador, já ficará segmentada dentro
dele mesmo com a divisão proposta no PLS 518/2009”, observa Luiz
Herinque Schuch, vice presidente do Sindicato Nacional.
Fonte: ANDES-SN