DOCENTE
As tecnologias já invadiram os meios acadêmicos. Conheça as vantagens O avanço da tecnologia permitiu que o acesso à informação se tornasse muito mais rápido e fácil. E, como não poderia ser diferente, o meio acadêmico também foi atingido pelas revoluções ocorridas no mundo. O giz, o quadro negro, o caderno e os livros já não são mais as únicas ferramentas utilizadas em sala de aula. Neste turbilhão de mudanças, tudo foi transformado. Desde a maneira como professores e estudantes se relacionam, até a maneira de se lecionar. Diante desta nova realidade, você deve estar se perguntando: "quais são os principais reflexos destas transformações para a vida do professor e do aluno?"; e ainda, "como isso pode e tem contribuído para a educação?". Nesse aspecto, ao contrário do que muitos pensam, a tecnologia não é uma adversária, tampouco uma inimiga. Para os docentes mais antenados com a chamada "era digital", ela se tornou uma poderosa ferramenta de trabalho. Naturalmente, os resultados dependem da maneira como este instrumento será utilizado dentro e fora de sala de aula. "A tecnologia surge para incrementar não só a carreira do docente, como também a de muitos outros profissionais. E pode, sim, contribuir muito para o processo de aprendizagem. Porém, é preciso saber explorá-la para obter bons resultados", afirma o professor e coordenador do curso de Administração do IBMEC São Paulo, Sergio Lazarini. "Do mesmo jeito que aquela tonelada de lições passadas na lousa pode ser cansativa e improdutiva, uma longa apresentação de slides também pode", exemplifica. Desta forma, a criatividade do docente é a peça-chave para transformar o sistema de ensino em algo atraente e produtivo. E não há como negar que o uso das tecnologias tem contribuído muito neste processo, porém não o suficiente. "Estas novas metodologias devem ser consideradas como facilitadoras da aprendizagem, mas jamais devem substituir a importância da informação e do ensino", garante o educador, mestre em Ciências Humanas e especialista em inteligência e cognição Celso Antunes. Vantagens Passar lição na lousa? Para que isto, se hoje é possível utilizar o Datashow e até os projetores para transmitir todo o conteúdo de aula de uma maneira muito mais rápida? Certamente, a otimização do tempo é uma das principais vantagens que a tecnologia vem proporcionando ao mundo, inclusive, aos meios acadêmicos. O que é bom para o professor e para o aluno. Pois, além de contribuir para o aprendizado, facilita na elaboração das aulas. Segundo o professor Antunes, toda a aula tem uma informação que precisa ser transformada em conhecimento. E para ele, a tecnologia pode reduzir o tempo deste processo de aprendizado. "Na primeira parte deste procedimento, que é tornar visível e imediata a identificação da informação, a comunicação eletrônica é muito útil. Isso porque, é capaz de reduzir o tempo desta etapa, aumentando o da próxima, que é a mais importante: a transformação desta informação em conhecimento, em que a figura do professor é fundamental", explica. Além disso, os métodos de ensino convencionais já não agradam muito os alunos de hoje. Para conseguir despertar a atenção dos estudantes é preciso estar atento ao seu cotidiano e, mais, integrado com as mudanças tecnológicas. Dada a proporção da situação, não seria impossível um aluno 'copiar' o conteúdo da lousa, que o professor demorou os cinqüenta minutos de aula para passar, em apenas um segundo com um clique da máquina fotográfica acoplada a seu inseparável celular. Assim, a utilização da tecnologia também tem servido como uma ferramenta estratégica para aproximar o estudante da aula. O aluno de Gestão de Sistemas e Informação da Unibero (Centro Universitário Ibero-Americano), Edson Douglas da Silva, confessa que não gosta de copiar as matérias do quadro negro e que as aulas convencionais não o agradam muito. "Os universitários trabalham o dia inteiro e já chegam na faculdade, à noite, muito cansados. Por isso, as aulas precisam ser interativas e a tecnologia facilita muito", argumenta. Tecnologia a seu favor Com tantas vantagens que a tecnologia tem proporcionado ao ambiente acadêmico o professor Lazarini não quis desperdiçar a oportunidade de colocá-la em prática dentro de sala de aula. "O que não quer dizer que tenha abolido o giz e a lousa", afirma. Sempre que necessário, ele recorre aos artifícios da tecnologia para transformar as suas aulas mais produtivas e dinâmicas. "Uma ferramenta sempre boa, desde que esteja fundamentada no princípio de facilitar a aprendizagem e a motivação do aluno", aponta. É importante destacar, porém, que certos cuidados devem ser tomados para não transformar a aula em um show tecnológico, distorcendo o objetivo do ensino. "A tecnologia enriquece a aula, mas não pode ser colocada à frente do conteúdo", diz Lazarini. "Muitos professores acabam abusando do uso das tecnologias para encobrir a ineficiência e a falta de preparo. Ferramenta nenhuma é capaz de substituir a informação e o professor", ressalta.
Fonte: UniversiaBrasil, 15/08/2006 |