Respeito à diversidade
Barroso explicou que o atual modelo transforma a diversidade em unidade, ensinando a todos como se fossem um só. "Ele obedece às três regras da tragédia grega: espaço, hora e lugar determinados. Isto dá forma à homogeneidade, ao centralismo burocrático e à idéia de igualdade como uniformidade", disse. O professor levou a platéia a refletir sobre as possibilidades de dar aula para uma classe respeitando a individualidade de cada um. E disse que, de forma geral, o espaço da classe se massificou, sem se democratizar. "Para gerir a heterogeneidade é preciso uma mudança política e cultural, para que se respeite a diversidade", disse Barroso. Mulheres e homens educadores O professor Celso Antunes, graduado em Geografia pela USP (Universidade de São Paulo), mestre em Ciências Humanas, especialista em Inteligência e Cognição e autor de 200 livros, proferiu uma palestra reunindo estórias sobre professores (reais e fictícios) de diversas partes do país, mostrando que há mais exemplos de Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, Freinet e Maria Montessori espalhados nos mestres anônimos do Brasil. Através das estórias, mostrou como os professores devem valorizar seu trabalho e manter o pique, elevando o moral dos educadores presentes. "O que há de comum entre Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, Freinet e Maria Montessori, ou entre todos estes professores das estórias? Amor incondicional pelo que fazem, mas especialmente amor incondicional a quem fazem", concluiu.
Fonte: UniversiaBrasil, Renata Costa, 20/05/2005. |