Qualidade dos cursos de mestrado e doutorado evolui entre 2007 e 2010
Na comparação entre a avaliação trienal de 2010 e a anterior, 19% dos cursos conseguiram aumento nas notas e 71% a mantiveram. Total de publicações científicas foi de 300 mil entre 2007 e 2010
Na comparação entre a avaliação trienal de 2010 e a anterior, 19% dos cursos conseguiram aumento nas notas e 71% a mantiveram. O número de alunos que receberam títulos de mestre e doutor chegou a 139 mil. O total de publicações científicas foi de 300 mil entre 2007 e 2010. "Há 40 anos, havia perspectiva de desenvolvimento da pós-graduação no Brasil diferente da que existe hoje. O país já ganhou respeito no exterior na área da produção científica", afirmou o presidente da Capes, Jorge Guimarães. "O Brasil está em 13º lugar no ranking da produção científica mundial. A expectativa é alcançar a 9ª ou a 10ª posição nos próximos anos." O número de cursos de mestrado e doutorado avaliados cresceu 20,8% em relação a 2007. Este ano, foram avaliados 2.718 programas, que correspondem a 4.099 cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado. O maior crescimento de cursos avaliados foi verificado na região Norte (35,3%). O Nordeste vem logo em seguida (31,3%). Do total de programas avaliados, 4,1% obtiveram nota máxima. Em 2007, o percentual foi de 3,6%. Na comparação entre as áreas de avaliação, Ciências Biológicas II aparece com maior percentual de programas com nota 7 (19%), seguida da Química (13,8%), Ciências Biológicas III (12,5%) e Astronomia/Física (10,7%).
Fonte: Ass. de Comunicação do MEC, 15/9/10.
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