Pesquisas eleitorais -
como são realizadas?
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Em ano de eleição,
pesquisas de intenção de votos orientam estratégias partidárias,
determinam campanhas políticas e despertam grande interesse no eleitor.
Para saber como elas são feitas, Veja on-line enviou as questões abaixo
para dois dos principais institutos de pesquisa do país, Datafolha e
Ibope. As respostas foram editadas com base nas informações enviadas por
Márcia Cavallari Nunes, diretora-executiva do Ibope Opinião, e Mauro
Francisco Paulino, diretor-geral do Datafolha. |
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Como é feita uma
pesquisa de intenção de voto?
Uma vez contratada a
pesquisa, define-se seu foco, prazos, conteúdo, abrangência, identificação
da amostra (tamanho, técnica de amostragem, seleção da amostra). Depois são
estabelecidos os instrumentos de pesquisa (questionário, cartões,
planilhas), o treinamento dos pesquisadores, a coleta dos dados, checagem,
processamento e análise dos dados. A última etapa é a divulgação dos
resultados e acompanhamento de seus desdobramentos.
Como é definida a
amostra de uma pesquisa?
Existe uma variedade
de técnicas amostrais que podem ser utilizadas em pesquisas eleitorais. Em
geral os grandes institutos trabalham da seguinte forma: num primeiro
estágio, são sorteados ou escolhidos os municípios que farão parte do
levantamento; depois, os bairros e pontos onde serão aplicadas as
entrevistas. Por fim, os entrevistados são selecionados aleatoriamente de
acordo sexo, faixa etária e grau de instrução. Os dados utilizados para
composição da amostra são obtidos junto ao IBGE, TSE e TREs.
Por que eu nunca
respondi a uma pesquisa?
As pesquisas têm
amostras médias de 2.500 entrevistas e no país há 126 milhões de eleitores,
segundo o TSE. Assim, em um levantamento nacional, apenas um eleitor em cada
grupo de aproximadamente 50.000 é entrevistado, ou seja, seriam necessários
50.000 levantamentos com essa amostra para atingir o total do eleitorado,
sem que nenhum indivíduo seja pesquisado mais de uma vez.
Qual é o número mínimo
de entrevistados para uma pesquisa de eleição presidencial acurada?
Segundo o Datafolha,
as amostras nacionais têm entre 2.000 e 2.500 entrevistas, mas não há
tamanho mínimo ou ideal para uma amostra eleitoral. O mais importante é a
sua representatividade, ou seja, como são selecionados os entrevistados. Da
mesma forma, para o Ibope o mais importante é o grau de similaridade da
pesquisa com o universo pesquisado. O tamanho é calculado com base no grau
de precisão que se deseja, no nível de detalhamento na análise dos
resultados e dependendo do tempo e recursos disponíveis. Costuma-se utilizar
amostras entre 2.000 e 3.000 entrevistados.
Como funciona o
cálculo da margem de erro das pesquisas eleitorais?
Todas as pesquisa, por
elas utilizarem amostra probabilística, têm margem de erro amostral. Esse
erro é calculado em função do tamanho e da heterogeneidade da amostra e dos
resultados obtidos. A margem de erro normalmente divulgada refere-se a uma
estimativa de erro máxima para uma amostra aleatória simples. Assim,
considerando o erro amostral, fica estabelecido um intervalo de confiança -
limites para mais e para menos em relação ao valor obtido.
Qual tipo de intenção
de voto é mais importante numa reta final de eleição: a espontânea ou a
estimulada?
Segundo o Instituto
Datafolha, o ideal é observar conjuntamente os resultados. As taxas obtidas
na intenção de voto espontânea podem indicar o grau de consolidação do voto
em um candidato, mas os resultados da pergunta estimulada são mais
utilizados pelos analistas, pois apresentam menor taxa de indecisão e quanto
mais próxima a eleição, maior é a tendência de que se aproximem dos
resultados apurados. De acordo com o Ibope, os dois tipos de respostas são
importantes: a espontânea mostra quem já está "firme com cada candidato" e a
estimulada mostra como o eleitor se comportaria se tivesse de decidir
naquele momento da entrevista.
Qual é o intervalo de
tempo necessário para um determinado fato refletir-se no resultado da
pesquisa?
Não há regra para
determinar tal intervalo, pois depende de fatores como o grau de importância
que o eleitor atribui ao fato, o destaque que ele terá no noticiário, o grau
de conhecimento que o eleitor terá sobre o fato, entre outros. Existem fatos
que podem alterar o resultado da intenção de voto muito rapidamente, até
mesmo na véspera das eleições, e outros que levam mais tempo.
Que fatores garantem a
credibilidade de uma pesquisa?
Pesquisas dependem das
técnicas utilizadas e da eficácia com que são aplicadas, questionários e
amostras bem elaborados, entrevistadores treinados e análises isentas dos
resultados e identificação do contratante. Também asseguram a qualidade da
pesquisa o modo de apresentação e divulgação dos resultados. E no caso de
eleições, há regras importantes, como o registro no Tribunal Regional
Eleitoral ou no Tribunal Superior Eleitoral.
Que fatores podem
comprometer a credibilidade de uma pesquisa?
Amostras e
questionários não muito claros, divulgação parcial dos resultados,
divulgação dos resultados muito tempo depois do levantamento, divulgações
mal feitas dos resultados pelos veículos de comunicação e a falta de
registro no TSE ou TRE.
Fonte: Rev. Veja, Exclusivo On-line, ed.
1977, 11/10/2006. |