Conaes dá
início a nova avaliação do ensino superior
Além de
membros do governo, Comissão conta com representantes
das IES, docentes e alunos.
Na última
segunda-feira foi publicado pelo Diário Oficial da União o conjunto de
normas que regulamenta o Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Superior) e fixa as atribuições e competências da Conaes (Comissão Nacional
de Avaliação da Educação Superior). O Sinaes, sob a coordenação da Conaes,
apóia-se em três pilares: avaliação das instituições, dos cursos e do
desempenho dos estudantes.
Com a criação da Conaes, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira) assume um novo papel na averiguação da
qualidade do ensino superior. "O Instituto não é mais o responsável pela
concepção da avaliação do ensino superior, ele passa a apenas executá-la.
Essa função mais global de organizar e tirar um parecer conclusivo do que
foi avaliado passa a ser responsabilidade da Comissão", afirma o presidente
da Conaes, Hélgio Trindade.
Segundo o diretor de Estatística e Avaliação da Educação Superior do Inep,
Dilvo Ristoff - que representa o Instituto na Conaes - a comissão foi criada
para que fosse possível ver o Sinaes como um todo. "O objetivo é integrar os
espaços e as várias avaliações sob uma só coordenação, por isso o papel da
Conaes é extremamente importante", afirma Ristoff.
De acordo com Trindade, entre os objetivos do Sistema estão a melhoria da
qualidade na educação superior e a orientação da expansão, respeitando a
diversidade, a autonomia e a identidade das instituições. "É importante
destacar que iremos respeitar a autonomia das instituições de ensino. Para
tanto, por exemplo, foi decidido que cada uma delas criará uma comissão
interna permanente que realizará a ´auto-avaliação´da instituição", afirma.
O presidente da Conaes destaca que essa comissão terá um papel importante no
processo de avaliação. "Ela será um órgão que terá o poder coordenador do
processo dentro da universidade justamente na avaliação mais complexa que é
a institucional, com total autonomia."
A auto-avaliação é a primeira etapa da avaliação da instituição, que será
complementada pela avaliação externa in loco. A auto-avaliação deverá
ser realizada pelas Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) que terão
autonomia em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados existentes na
instituição. Para que as IES (Instituições de Ensino Superior) possam
realizar a avaliação interna, o Inep está preparando em parceria com a
Comissão um roteiro para orientá-las. Após a finalização desse roteiro serão
realizados seminários nas instituições para que todas as regras fiquem
claras. "Assim as instituições saberão o que exatamente será avaliado e
poderão tomar as providências para melhorar e adaptar o que for necessário",
diz Trindade. O prazo para a apresentação dos resultados do processo de
auto-avaliação será de até dois anos a partir de 1° de setembro de 2004. A
Conaes estabelecerá formas de acompanhamento do processo de auto-avaliação,
podendo solicitar documentos sobre o desenvolvimento do mesmo e dos
resultados alcançados.
SINAES
O Sinaes será composto pela avaliação de três bases:
Cursos, Instituições e Alunos
Cursos:
Esta avaliação terá sua periodicidade definida em função das
exigências legais para reconhecimento e renovação do reconhecimento, e
abrangerá cursos presenciais e a distância. O Inep designará, também
nesses casos, comissões externas para a verificação.
IES: Identificará o perfil e o significado da atuação da IES,
por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores,
respeitando a diversidade e as especificidades das diferentes
organizações. Serão consideradas a missão e o Plano de Desenvolvimento
Institucional (PDI); a política para o ensino, pesquisa, pós-graduação
e extensão; a responsabilidade social da instituição; comunicação com
a sociedade; políticas de recursos humanos; organização e gestão;
infra-estrutura física; planejamento e avaliação; políticas de
atendimento ao estudante; e a sustentabilidade financeira da
instituição. As IES passarão por uma auto-avaliação e uma avaliação
externa.
Alunos: O primeiro Enade será aplicado no dia 28 de novembro.
Farão o exame os alunos do primeiro e último ano dos cursos de
graduação das áreas de Agronomia, Educação Física, Enfermagem,
Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina
Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia
Ocupacional e Zootecnia. |
Pela
Portaria n° 2.051, de 9 de julho de 2004, as avaliações serão realizadas
pelo Inep, cabe à Conaes, além de estabelecer as diretrizes para a avaliação
de instituições, cursos e desempenho dos estudantes, analisar e aprovar os
relatórios de avaliação consolidados pelo Inep. A avaliação das instituições
terá por objetivo identificar seu perfil e o significado da sua atuação, por
meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, respeitando
a diversidade e as especificidades das diferentes organizações. Para isso,
serão consideradas a missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional
(PDI); a política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão; a
responsabilidade social da instituição; comunicação com a sociedade;
políticas de recursos humanos; organização e gestão; infra-estrutura física;
planejamento e avaliação; políticas de atendimento ao estudante; e a
sustentabilidade financeira da instituição.
De acordo com a regulamentação da lei, a primeira avaliação institucional
externa ocorrerá no prazo máximo de dois anos e será realizada após o
processo de auto-avaliação, em cronograma a ser estabelecido pela Conaes.
Para operacionalizar a avaliação in loco, o Inep designará comissões
externas formadas por especialistas. A avaliação institucional será o
referencial básico para o processo de credenciamento e recredenciamento das
IES, com os prazos de validade estabelecidos pelo MEC.
Graduação
A avaliação dos cursos de graduação terá sua periodicidade definida em
função das exigências legais para reconhecimento e renovação do
reconhecimento, e abrangerá cursos presenciais e a distância. O Inep
designará, também nesses casos, comissões externas para a verificação. As
avaliações para fins de autorização de novos cursos serão de competência da
Secretária de Educação Superior (SESu/MEC) e da Secretaria de Educação Média
e Tecnológica (Semtec/MEC), segundo diretrizes estabelecidas pela Conaes.
A avaliação externa das instituições e cursos de graduação resultará na
atribuição de conceitos a cada uma e ao conjunto das dimensões avaliadas. Os
resultados serão expressos numa escala de cinco níveis. Os níveis 4 e 5 são
indicativos dos pontos fortes, os níveis 1 e 2 dos pontos fracos e o nível
3, indicativo do mínimo aceitável para os processos de autorização,
reconhecimento, renovação de reconhecimento de cursos, credenciamento e
re-credenciamento de instituições.
Quando for o caso, a Conaes informará, em seus pareceres, a necessidade de
celebração do Protocolo de Compromisso, indicando os aspectos que devem
merecer atenção especial.
Estudantes
A primeira "experiência" para a avaliação dos estudantes universitários será
feita no último domingo de novembro, dia 28, com a aplicação do Enade (Exame
Nacional de Desempenho dos Estudantes). Ele será aplicado aos alunos do
primeiro e último ano dos cursos de graduação. Os cursos a serem avaliados
serão definidos pelo Ministro da Educação, a partir de proposta da Conaes. A
prova será aplicada para os alunos das áreas de Agronomia, Educação Física,
Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina
Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e
Zootecnia.
De acordo com a portaria, o registro de participação no exame é condição
indispensável para a emissão do histórico escolar, sem o que o aluno fica
impossibilitado de retirar seu diploma. No caso dos alunos que não foram
selecionados para participar do Exame, constará no histórico escolar a
dispensa pelo MEC.
O resultado individual será enviado somente ao participante, sendo
resguardado o sigilo das informações. Os resultados dos cursos serão
divulgados para as instituições e para a sociedade em geral e integrarão o
conjunto de dimensões da avaliação de cursos e da auto-avaliação. A
realização do Enade inclui a aplicação de um questionário socioeconômico
para os alunos e, para coordenadores, um questionário que ajude a definir o
perfil do curso.
A UNE (União Nacional dos Estudantes), vê com bons olhos o novo sistema de
avaliação e acompanha de perto as discussões para a sua formatação
definitiva. "Esse novo sistema é um avanço, pois a avaliação passa a ser de
toda a instituição e não apenas do aluno. Essa é uma luta antiga dos
estudantes", afirma o presidente da UNE e representante da entidade na
Comissão, Gustavo Petta.
Membros
Compõem a Conaes representantes das diversas áreas e entidades envolvidas no
Sinaes. O secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Antonio Ibañez
Ruiz; o secretário de Educação a Distância, Marcos Dantas; o diretor de
Estatística e Avaliação da Educação Superior, doInep, Dilvo Ristoff; o
diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (Capes), Renato Janine Ribeiro, e o diretor do Departamento de
Supervisão do Ensino Superior da Secretaria de Educação Superior, Mário
Pederneiras, são os representantes do MEC (Ministério da Educação), na
comissão.
Gustavo Petta, da UNE; a professora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de
Janeiro), Laura Tavares, e a assessora da UFMT (Universidade Federal de Mato
Grosso), Léia de Souza Oliveira, representam as universidades.
Hélgio Trindade, os professores Gilberto Dupas, da USP (Universidade de São
Paulo), José Dias Sobrinho, da Unicamp (Universidade de Campinas), Sílvio
Meira, da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), e Wilson Roberto de
Mattos, da UFBA (Universidade do Estado da Bahia), representam a sociedade.
Fonte: UniversiaBrasil,Crislaine
Coscarelli, 15/07/2004. |