Ministérios formalizam
comissão
Uma parceria para atuação conjunta foi formalizada pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia. O objetivo dos ministros Cristovam Buarque e Roberto Amaral é reavaliar todo o sistema de pós-graduação do País e preparar o 4º Plano Nacional de Pós-Graduação, que deveria ter sido feito em 1996. Os ministros formalizaram a Comissão Interministerial para o Desenvolvimento da Pós-Graduação e da Ciência e Tecnologia, destinada a realizar a tarefa, durante reunião ocorrida no MCT. 'Este ato marca a visão do País pelo novo governo que é da iniciativa conjunta, colaboração entre as instituições e racionalização do uso dos recursos públicos', afirmou o ministro da Ciência e Tecnologia. Roberto Amaral reiterou a necessidade de promover mudanças nas áreas de ciências, tecnologia e educação. Como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o CNPq têm missões similares - são os executores na concessão e avaliação de bolsas de pós-graduação dos dois ministérios - os ministros resolveram unir forças. 'Precisamos projetar que tipo de cientista o Brasil vai precisar daqui a dez anos. Aproximar a pesquisa universitária do investimento empresarial e, principalmente, investir em educação, ciência e tecnologia', acrescentou Amaral. (MEC) Os dados do Edudata mostram que os alunos de creches particulares passam sete horas na escola e os da rede pública, quase uma hora a mais (7,9 horas). Já os alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, tanto na rede pública quanto na privada, permanecem o mesmo tempo nas salas de aula: 4,3 horas. No ensino médio é diferente. Os alunos das escolas particulares ficam quase uma hora a mais por dia na escola (cinco horas contra 4,3) em relação aos estudantes da rede pública. No entanto, esses dados devem ser alterados nos próximos anos. Entre as metas do Ministério da Educação está o horário integral para todas as escolas públicas de ensino fundamental, até 2010, e para o ensino médio, até 2015. (MEC)
Fonte: IG Educação, 22/05/2003 |
|