Dados das pesquisas que estão no livro Professor Refém, de Tania Zagury (Editora Record) 

As maiores dificuldades do professor na sala de aula

Manter a disciplina em sala

22%

Motivar os alunos

21%

Fazer a avaliação dos alunos

19%

Manter-se constantemente atualizado

16%

A escolha da metodologia adequada a cada unidade ou aula

10%

Usar recursos audiovisuais

3%

Falta de participação e interesse dos pais

1%

Trabalhar com classes cheias

1%

Desrespeito/falta de limite dos alunos

1%

Dominar o conteúdo de sua disciplina

1%

Outras

4%

Não respondeu

2%

 

Causas da dificuldades para manter a disciplina dos alunos

Os alunos não têm limite/são rebeldes/agressivos/faltam com respeito

44%

Falta de educação familiar/liberdade familiar/falta de educação

19%

Falta de compromisso/interesse/apoio/da família

11%

Excesso de alunos em salas de aula/salas superlotadas

9%

Falta de interesse/motivação/dos alunos/alunos dispersos

6%

Os alunos fazem o que querem em casa

4%

O papel da família foi totalmente substituído pela escola

4%

Desestruturação familiar

4%

A motivação fora de sala de aula é maior (comunicação,jogos, Internet, esportes, mídia)

3%

Turmas heterogêneas diferenciadas

3%

A educação mudou/hoje em dia o professor não pode nada/falta de autoridade do professor/.traumatiza. o aluno

3%

Falta a presença da família na escola

3%

Hoje em dia há uma inversão de valores

3%

Falta de atitudes mais enérgicas por parte da escola/escolamuito aberta

2%

Insegurança do professor

2%

A desvalorização do professor/da figura do professor

2%

Imaturidade dos alunos

2%

Outros

16%

Não respondeu

15%

 

Causas das dificuldades para motivar os alunos

Falta de interesse/motivação/dos alunos/alunos dispersos 22%
A motivação fora de sala de aula é maior (comunicação, jogos,internet, esportes, mídia) 20%
Falta de compromisso/interesse/apoio/da família 9%
Os alunos desconhecem/não valorizam a importância da escola/do estudo 9%
Como o aluno tem acesso a todos as modernidades, esgota os recursos do professor 6%
Os alunos não têm limite/rebeldes/agressivos/faltam com respeito 5%
Falta de estudo dos alunos 5%
Desmotivação dos professores/os professores estão desestimulados 3%
Imaturidade dos alunos 3%
Falta de perspectiva/expectativa de vida 3%
Falta de recursos audiovisuais: fitas, slides, CD, vídeo 3%
A escola não se atualizou/metodologias ultrapassadas/professores tradicionais/regras 2%
Hoje em dia há uma inversão de valores 2%
Aulas monótonas/desinteressantes 2%
Há um excesso de conteúdo a ser dado 2%
Falta de relação entre conteúdo e cotidiano do aluno 2%
Problemas pessoais/emocionais/carências do aluno em sala de aula 2%
Tempo/falta de tempo 2%
Remuneração inadequada/baixa 2%
Outras 22%
Não respondeu 21%
 

Causas da dificuldade para avaliar os alunos

Avaliação é quantitativa e não qualitativa/deveria valorizar mais a inteligência total do aluno/é muito .número./não é ampla 23%
Avaliar com justiça é sempre muito difícil/tem o medo de ser injusto 11%
O processo de avaliação é muito complexo/amplo/de grande responsabilidade 10%
Excesso de alunos em salas de aula/salas superlotadas 8%
Turmas heterogêneas/diferenciadas 7%
Falta uma maneira melhor de se avaliar 5%
Os modelos de avaliação do sistema de ensino 4%
A dificuldade de avaliar a criança como um todo 3%
Diversidade de formas de avaliação/os critérios precisam ser definidos 2%
A avaliação não é contínua 2%
Não se avalia individualmente, mas sempre um aluno em relação ao outro 2%
Os alunos chegam a séries avançadas sem base/com muita dificuldade/pouco conhecimento 2%
Problemas pessoais/emocionais/carências do aluno 2%
Outras causas apontadas que não se relacionam 21%
Não respondeu 18%
 

Causa da dificuldade para manter-se atualizado

Tempo/falta de tempo 52%
Falta de recursos financeiros 49%
Não respondeu 20%
Falta de oportunidade de atualização/falta incentivo/instituições não oferecem ao professor 7%
Quantidade diária de mudanças e informações do mundo atual/dinamismo da globalização 5%
Alguns professores pensam que basta dominar o assunto/que não precisam se atualizar 4%
Não há livros, nem um acervo para consulta, estudo, atualização, atualizado 3%
Há poucos cursos de capacitação/especialização na área do professor 2%
A desvalorização dos professores/da figura do professor 2%
Desmotivação dos professores/os professores estão desestimulados 2%
O professor tem medo de mudanças 1%
Falta de credibilidade do professor com relação às mudanças do mundo 1%
Poucas oportunidades de trocas de experiências com professores colegas 1%
Dificuldade para participar de cursos de aperfeiçoamento (não explicou o porquê) 1%
 

Causa da dificuldade na escolha da metodologia adequada

Despreparo dos professores 23%
Falta de tempo 9%
Turmas heterogêneas 6%
Falta de recursos audivisuais: fitas, slides, CD, vídeo 5%
Alguns professores pensam que basta dominar o assunto/que não precisam se atualizar/acomodação dos professores 4%
Falta de interesse/motivação/dos alunos/alunos dispersos 3%
Falta de material escolar: papel ofício, xerox, livros 3%
Falta de um planejamento diferenciado por série 3%
Falta de relação entre conteúdo e cotidiano do aluno 3%
Dificuldade de encontrar métodos que despertem interesse do aluno/motivar 6%
Excesso de conteúdo a ser dado 2%
A complexidade do assunto abordado 2%
Falta de espaço físico/condições da escola 2%
Outras (não relacionadas ao problema, mas citadas) 30%
Não respondeu 28%

 

Fonte: Rev. Veja (Exclusivo On-line),  Ed. 1950, 5/4/06.