Dados das pesquisas que estão no livro Professor Refém,
de Tania Zagury
(Editora Record)
As maiores dificuldades do professor na sala de aula |
Manter a disciplina em sala |
22% |
Motivar os alunos |
21% |
Fazer a avaliação dos alunos |
19% |
Manter-se constantemente atualizado |
16% |
A
escolha da metodologia adequada a cada unidade ou aula |
10% |
Usar recursos audiovisuais |
3% |
Falta de participação e interesse dos pais |
1% |
Trabalhar com classes cheias |
1% |
Desrespeito/falta de limite dos alunos |
1% |
Dominar o conteúdo de sua disciplina |
1% |
Outras |
4% |
Não respondeu |
2% |
Causas da dificuldades para manter a disciplina dos
alunos |
Os alunos não têm limite/são
rebeldes/agressivos/faltam com respeito |
44% |
Falta de educação familiar/liberdade familiar/falta de
educação |
19% |
Falta de compromisso/interesse/apoio/da família |
11% |
Excesso de alunos em salas de aula/salas superlotadas |
9% |
Falta de interesse/motivação/dos alunos/alunos
dispersos |
6% |
Os alunos fazem o que querem em casa |
4% |
O
papel da família foi totalmente substituído pela
escola |
4% |
Desestruturação familiar |
4% |
A
motivação fora de sala de aula é maior
(comunicação,jogos, Internet, esportes, mídia) |
3% |
Turmas heterogêneas diferenciadas |
3% |
A
educação mudou/hoje em dia o professor não pode
nada/falta de autoridade do professor/.traumatiza. o
aluno |
3% |
Falta a presença da família na escola |
3% |
Hoje em dia há uma inversão de valores |
3% |
Falta de atitudes mais enérgicas por parte da
escola/escolamuito aberta |
2% |
Insegurança do professor |
2% |
A
desvalorização do professor/da figura do professor |
2% |
Imaturidade dos alunos |
2% |
Outros |
16% |
Não respondeu |
15% |
Causas das dificuldades para motivar os alunos |
Falta de interesse/motivação/dos alunos/alunos
dispersos |
22% |
A
motivação fora de sala de aula é maior (comunicação,
jogos,internet, esportes, mídia) |
20% |
Falta de compromisso/interesse/apoio/da família |
9% |
Os alunos desconhecem/não valorizam a importância da
escola/do estudo |
9% |
Como o aluno tem acesso a todos as modernidades,
esgota os recursos do professor |
6% |
Os alunos não têm limite/rebeldes/agressivos/faltam
com respeito |
5% |
Falta de estudo dos alunos |
5% |
Desmotivação dos professores/os professores estão
desestimulados |
3% |
Imaturidade dos alunos |
3% |
Falta de perspectiva/expectativa de vida |
3% |
Falta de recursos audiovisuais: fitas, slides,
CD, vídeo |
3% |
A
escola não se atualizou/metodologias
ultrapassadas/professores tradicionais/regras |
2% |
Hoje em dia há uma inversão de valores |
2% |
Aulas monótonas/desinteressantes |
2% |
Há um excesso de conteúdo a ser dado |
2% |
Falta de relação entre conteúdo e cotidiano do aluno |
2% |
Problemas pessoais/emocionais/carências do aluno em
sala de aula |
2% |
Tempo/falta de tempo |
2% |
Remuneração inadequada/baixa |
2% |
Outras |
22% |
Não respondeu |
21% |
Causas da dificuldade para avaliar os alunos |
Avaliação é quantitativa e não qualitativa/deveria
valorizar mais a inteligência total do aluno/é muito
.número./não é ampla |
23% |
Avaliar com justiça é sempre muito difícil/tem o medo
de ser injusto |
11% |
O
processo de avaliação é muito complexo/amplo/de grande
responsabilidade |
10% |
Excesso de alunos em salas de aula/salas superlotadas |
8% |
Turmas heterogêneas/diferenciadas |
7% |
Falta uma maneira melhor de se avaliar |
5% |
Os modelos de avaliação do sistema de ensino |
4% |
A
dificuldade de avaliar a criança como um todo |
3% |
Diversidade de formas de avaliação/os critérios
precisam ser definidos |
2% |
A
avaliação não é contínua |
2% |
Não se avalia individualmente, mas sempre um aluno em
relação ao outro |
2% |
Os alunos chegam a séries avançadas sem base/com muita
dificuldade/pouco conhecimento |
2% |
Problemas pessoais/emocionais/carências do aluno |
2% |
Outras causas apontadas que não se relacionam |
21% |
Não respondeu |
18% |
Causa da dificuldade para manter-se atualizado |
Tempo/falta de tempo |
52% |
Falta de recursos financeiros |
49% |
Não respondeu |
20% |
Falta de oportunidade de atualização/falta
incentivo/instituições não oferecem ao professor |
7% |
Quantidade diária de mudanças e informações do mundo
atual/dinamismo da globalização |
5% |
Alguns professores pensam que basta dominar o
assunto/que não precisam se atualizar |
4% |
Não há livros, nem um acervo para consulta, estudo,
atualização, atualizado |
3% |
Há poucos cursos de capacitação/especialização na área
do professor |
2% |
A
desvalorização dos professores/da figura do professor |
2% |
Desmotivação dos professores/os professores estão
desestimulados |
2% |
O
professor tem medo de mudanças |
1% |
Falta de credibilidade do professor com relação às
mudanças do mundo |
1% |
Poucas oportunidades de trocas de experiências com
professores colegas |
1% |
Dificuldade para participar de cursos de
aperfeiçoamento (não explicou o porquê) |
1% |
Causa da dificuldade na escolha da metodologia
adequada |
Despreparo dos professores |
23% |
Falta de tempo |
9% |
Turmas heterogêneas |
6% |
Falta de recursos audivisuais: fitas, slides,
CD, vídeo |
5% |
Alguns professores pensam que basta dominar o
assunto/que não precisam se atualizar/acomodação dos
professores |
4% |
Falta de interesse/motivação/dos alunos/alunos
dispersos |
3% |
Falta de material escolar: papel ofício, xerox, livros |
3% |
Falta de um planejamento diferenciado por série |
3% |
Falta de relação entre conteúdo e cotidiano do aluno |
3% |
Dificuldade de encontrar métodos que despertem
interesse do aluno/motivar |
6% |
Excesso de conteúdo a ser dado |
2% |
A
complexidade do assunto abordado |
2% |
Falta de espaço físico/condições da escola |
2% |
Outras (não relacionadas ao problema, mas citadas) |
30% |
Não respondeu |
28% |
|