50º CONAD: Fortaleza recebe representantes
de diversas seções sindicais para atualizar
plano de luta da categoria docente
 
 

 

Entre os dias 15 e 17 de julho, Fortaleza sedia a 50ª edição do Conselho do ANDES-SN (CONAD), sob o tema central: “Autonomia, Democracia e Liberdade: pilares da universidade pública e do sindicalismo combativo”. A ADUR-RJ enviou os professores Frederico José Falcão e Rosane Ferreira de Oliveira como delegado e observadora do evento.

Durante as plenárias de abertura, de instalação e inicial, realizadas no primeiro dia do 50º CONAD, a Diretoria do ANDES-SN e representantes de diversas seções sindicais do país teceram duras críticas ao governo Lula – que prioriza a estabilização da economia em detrimento das políticas sociais. Os presentes criticaram também a política neoliberal do Estado e a atual conjuntura política de crise do país – ocasionada pelo envolvimento do Partido dos Trabalhadores e representantes do governo em denúncias de corrupção.

Entre outras questões, as plenárias sinalizaram que os debates do 50º CONAD ficarão por conta da aprovação, em plenária, de um indicativo de greve para a segunda quinzena de agosto, bem como da mobilização dos trabalhadores em prol da Marcha à Brasília, a realizar-se em 17 de agosto.

Outra proposta deste CONAD versa sobre a construção coletiva de um projeto Substitutivo da Reforma Universitária, que faça contraponto à proposta do atual governo, prevista para ser apresentada ao Congresso Nacional, no próximo dia 27 de julho. Os docentes também discutirão a proposta da realização de um CONAD EXTRAORDINÁRIO, em Brasília, no próximo dia 20 de agosto. Todas essas decisões estão condicionadas às deliberações das Plenárias, e têm sido discutidas nos Grupos Mistos. 

Aguarde a cobertura completa do evento, a ser publicada, em breve, na edição n° 73 do ADUR Informa.

  

 

Aline Pereira,
Assessora de Imprensa da ADUR-RJ.
Fortaleza,16 de julho de 2005.


Opiniões sobre os artigos ...


Coletânea de artigos


Home