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  ADUR  Informa

ANO  22

Nº 26

4 A 17/6

2001

FILIADA À CUT


       ADUR Informa - publicação da Associação dos Docentes da UFRuralRJ. 
       Conselho Editorial: Áurea Echevarria, Francisco de Assis da Silva, Nídia Majerowicz, 
                                          Ricardo L. L. Berbara e Valdomiro Neves Lima.
       Jornalistas Responsáveis: Regina Rocha (Reg. 16269/MTb) e 
                                                     Fortunato Mauro (Reg. 20732/MTb).
                 As matérias não assinadas são de responsabilidade do Conselho Editorial.

Comunidade teme golpe nas eleições da Zootecnia!

A atmosfera do golpismo sufoca o Instituto de Zootecnia. O diretor em exercício, candidato derrotado na tentativa de sua reeleição, quer ganhar, na marra, o que lhe foi negado pela comunidade. O professor Jorge Carlos resolveu questionar o resultado eleitoral que escolheu o professor Nelson Mattos para o cargo de diretor daquele Instituto. Alega o candidato derrotado que a lei 9.192 de 21/12/95 tem que ser cumprida e a votação deve respeitar o peso de 70% para o voto docente.

Jorge Carlos, eleito há quatro anos pelo voto paritário chegou a assinar um termo de compromisso, reafirmando que acataria o resultado do processo. Afinal, o Conselho Departamental declinou da tarefa de conduzir o processo, entregando à comunidade a organização da consulta. A legislação não se aplica sobre processos construídos nestes  moldes, cabendo aos agentes políticos no interior da instituição respeitar as regras do jogo. Desta formas o reitor José Antônio foi reconduzido ao cargo, assim como o próprio Jorge Carlos foi eleito em 1997, em plena vigência da lei.

Reuniões, abaixo-assinados, faixas e panfletos marcam os protestos, que partem de eleitores dos dois candidatos, contra o que está sendo considerado uma verdadeira virada de mesa. (páginas 2 e 3).  

Dia 12 tem ato no Rio

O entreguismo e incompetência do governo, em meio a suspeitas de corrupção,  são questionados pela população que começa a demonstrar nas ruas seu descontentamento. No dia 12, terça-feira, sindicatos, entidades da sociedade organizada e partidos de oposição preparam passeata da Candelária à Cinelândia contra a crise de energia e pela CPI da Corrupção. É a preparação para a Grande Marcha do dia 27 de junho em Brasília. (Página 4)


Página 2 e 3

Editorial

“Há sempre ameaças rondando a liberdade que, por isso mesmo, precisa estar desperta. A libertação é um processo permanente de busca da liberdade que não é ponto de chegada, mas sempre de partida.” Paulo Freire, 1990

A democracia é instrumento de inclusão política e de participação na gestão universitária. As eleições representam uma etapa importante do processo democrático.

Nas décadas de 70 e 80 reitores e diretores eram escolhidos por um diminuto colégio eleitoral, dominado pelos apoiadores e simpatizantes do regime militar. Professores, servidores e estudantes detinham apenas participação simbólica nestes colegiados. A escolha de dirigentes foi, portanto, uma conquista a partir da mobilização de docentes, técnico-administrativos e estudantil contra os representantes e prepostos da ditadura no interior da universidade.

Com os retrocessos políticos, sociais e jurídicos vivenciados na década dos fernandos (Collor e FHC), a maioria das pessoas se distanciou da luta política e da participação na vida universitária. Foi a senha para a instalação de uma nova burocracia. Os representantes da ordem e do arbítrio deram lugar a neoprogressistas de última hora. Estes acabaram por se transformar em preconizadores da sobrevivência do aparelho acadêmico em detrimento da instituição universitária investigadora, crítica e transformadora. Em direção ao mercado, mais uma vez a gestão universitária passou a refletir leituras e interesses de alguns poucos.

No entanto, observamos reações às tentativas de sufocamento de conquistas democráticas obtidas às duras penas. A luta patrocinada pela comunidade do Instituto de Zootecnia da Rural, a exemplo do ocorrido em outras universidades, mostra que a universidade democrática tem memória,   está viva e se nega a morrer.

A participação através do voto gera responsabilidades e um aprendizado coletivo sobre o significado da política. O processo democrático, entretanto, não se esgota nas eleições de dirigentes. Professores, estudantes e servidores técnico-administrativos devem exercer a sua cidadania, lutar pela qualidade e gratuidade do ensino, pelo crescimento da pesquisa e da extensão em diferentes espaços da universidade. Oportuno lembrar que a representação estudantil e sindical perde sua credibilidade e legitimidade quando abre mão de sua autonomia frente ao poder institucional.

Por outro lado, as distorções que temos observado no decorrer dos processos eleitorais como o clientelismo exacerbado, o uso abusivo da máquina administrativa, as pressões e retaliações sobre eleitores devem ser enfrentadas e corrigidas pela comunidade universitária. O mal uso dos espaços democráticos não é um defeito da democracia e sim de participantes do processo que se utilizam destes espaços para perpetuar interesses pessoais e de grupos. Estes valem-se dos processos democráticos, preservando aspectos que confiram legitimidade, removendo elementos fundamentais que reafirmam o princípio da igualdade de condições entre candidatos e eleitores. O crescimento da consciência coletiva abrirá caminhos para que possamos banir certas tais distorções que têm acompanhado os nossos processos eleitorais.

A Adur mantêm-se vigilante contra iniciativas que buscam excluir a comunidade do processo político na UFRRJ e denunciará, como nesta edição, os arquitetos desta universidade cinzenta que se apresenta diante dos nossos olhos. Contra tais manifestações a ADUR não poupará esforços de unidade entre os segmentos da Rural, como também com segmentos democráticos e progressistas de nossa sociedade, para que a produção universitária seja dirigida à maioria do povo brasileiro e não para o atendimento de interesses equivocados, amesquinhando o papel de nossa instituição.

 Agenda ANDES

2/6 – Seminário “Sindicato e Mídias Alternativas”, (Salvador)

3/6 – Reunião do GTCA - Espaço Cultural da UCSAL

5 e 6/6 – Reunião do GTPE - Escritório da Regional Sul (Curitiba)

10/6 – Reunião do Setor das IFES - Sede do ANDES-SN (Brasília)

12 e 13/6 – 19h – Abertura do Seminário – Gestão e a Democracia Interna das Universidades, na Universidade Estadual de Maringá

20 a 22/6 – Seminário Transposição das Águas do Rio São Francisco - Auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados (Brasília)

26/6 a 2/7 – Reunião de Diretoria (Uberlândia)

28/6 a1/7  42º CONAD – Tema: “Por uma universidade pública socialmente referenciada, livre da Imposição do mercado”(Uberlândia). 

IZ: candidato derrotado não aceita resultado da eleição

Em processo de consulta direta e paritária, instituído pelo Conselho Departamental do Instituto de Zootecnia (IZ), a comunidade escolheu, em segundo turno realizado nos dias 23 e 24 de abril passado, o professor Nelson Jorge Moraes Matos, para dirigir a unidade nos próximos quatro anos.

Nelson Matos obteve a maioria dos votos ponderados (50,90%) enquanto que seu adversário, o professor Jorge Carlos Dias de Souza, atual diretor do IZ, obteve 49,10%.

Como de costume na Rural, a escolha dos dirigentes do IZ sempre se deu pela consulta aos segmentos (professores, técnico-administrativos e estudantes) de forma paritária e neste último pleito, não foi diferente. 

Diretor não se deu por satisfeito

Uma vez apurados os votos e o resultado promulgado pela Comissão Eleitoral, que foi instituída pela Portaria 07/IZ de 07/03/01, o diretor, professor Jorge Carlos, na reunião do Conselho Departamental de 23 de maio, disse não concordar com o resultado e que usaria a legislação para garantir que o processo não fosse adiante. Ele se referia à Lei nº 9.192, de 21/12/95, que estabelece peso maior para os docentes (70%), na ponderação de votos.

Em entrevista ao Adur Informa, o diretor mostrou-se indignado com o que chamou de “irresponsável e inconseqüente” o método utilizado por “aqueles que querem utilizar a democracia como meio para a chegada ao poder” e que se lançam à calúnia.

Segundo o professor Jorge Carlos, a eleição ocorrida, se “constituiu no segundo marco da grande nova análise” que a Rural precisa fazer, uma vez que “não se pode chegar ao poder, usando a democracia, mas exercendo-a” e que para o “processo democrático que as pessoas dizem que está sendo rompido”, o diretor faz uma pergunta: “democracia no meio universitário é enganar; é mentir; é prometer o que não pode ser cumprido; é coagir membros da comunidade universitária?”. 

Processo normal

Já para o professor Nelson Matos, vitorioso na consulta, o processo transcorreu dentro da absoluta normalidade como deveria ser, resgatando que o próprio professor Jorge Carlos já foi eleito por duas vezes para o cargo de diretor do IZ, pela mesma metodologia que nunca foi questionada e que, “por coincidência, da última vez, ele também perdeu entre os professores, ganhou entre alunos e técnico-administrativos”.

Nelson Matos diz estranhar a atitude do atual diretor, já que tradicionalmente é essa a metodologia adotada e que nunca houve nenhum  tipo de inconveniente para a transmissão de cargo.

Participação massiva

Num dos pleitos mais participativos da história do IZ, a comunidade foi maciçamente às urnas. Já no primeiro turno, isso se evidenciou e se confirmou no segundo: 97% de estudantes; 98,27% de técnico-administrativos e 95% de docentes. Em números absolutos, a consulta envolveu 470 pessoas, de um total de 483, demonstrando assim, a legitimidade do processo que hoje está sendo questionado pelo diretor e que, na verdade, não há, em si, evidencias de nenhuma anomalia que justifique a sua impugnação, anulação ou qualquer outra coisa. 

“Tristeza e vergonha”

São considerações muito fortes sobre o episódio e que encontram eco nas palavras de Luiz César Crisóstomo (foto). Professor adjunto IV, responsável pelas disciplinas de psicultura, ranicultura e apicultura, está na UFRRJ desde 1976. Ele se diz “triste ao ver colegas, numa universidade, desconsiderar a participação da comunidade em um processo de escolha de um de seus dirigentes”. Na opinião de Crisóstomo, o diretor tem que homologar o caso e desconsiderar a hipótese de uma “virada de mesa”, o que seria “ uma vergonha”. Ele lembra que o atual reitor foi reeleito com as mesmas regras que conduziram o processo eleitoral no IZ e acredita que o reitor José Antônio desaprova o desrespeito à regra que o reconduziu à Reitoria. “A situação é séria. Caso o reitor concorde com um negócio desses acho que a revolta em toda a Rural vai ser muito grande”.

Comunidade rejeita tentativa de golpe

Golpe. Esta é a expressão presente nas conversas da comunidade do Instituto de Zootecnia nas últimas semanas. Todos esperavam o acatamento do resultado das eleições para a direção do instituto, conforme compromisso assinado pelos candidatos que disputaram eleição. Contudo, a atitude do atual diretor e candidato derrotado, prof. Jorge Carlos, indignou a maioria da comunidade. A reação ao golpe reúne a esmagadora maioria: o diretor eleito pela comunidade tem que assumir.

Esta é a opinião, por exemplo, da estudante Ana Carolina Euller, 10º período de Zootecnia : “Havia um acordo pela paridade. O diretor perdeu e agora quer anular o resultado. Absurdo!”. Ela é acompanhada de sua colega Janaina Martuscello, 8º período de Zootecnia, que classificou a atitude do diretor e candidato derrotado como “virada de mesa”. Para ela o episódio, mais do que encerrar uma questão legal, revela expressa uma “imoralidade com os estudantes e com a comunidade”; e raciocina, “tenho certeza que se o resultado fosse o contrário, o diretor acataria o critério da paridade”. Já para Daniel Noronha, também do 8º período, a comunidade tem que pressionar a atual direção, para que esta homologue o resultado cumprindo o compromisso assumido perante a comunidade. Ele acredita que o reitor já deveria ter tomado uma posição pública sobre o assunto.

Diretório acadêmico sem posição

Outros estudantes, que pediram para não serem identificados, reclamaram que a direção do Diretório Acadêmico tem se omitido da questão. Segundo estes, o presidente do DAIZ está comprometido com o diretor por interesses pessoais e familiares. A reportagem do Adur Informa conversou com o presidente da entidade, Otávio Cabral, estudante do 6º período. O representante do diretório alegou falta de tempo para uma entrevista por estar se encaminhando para uma prova; comprometeu-se, no entanto, em mandar para nossa redação uma nota oficial da entidade. Nos dias 30 e 31/5 falamos novamente com Cabral, por telefone. Este informou ter havido uma reunião da entidade no dia anterior e decidido pela confecção da nota oficial, mas  esta estava “difícil de sair”.

“Quem perdeu tem que aceitar”

O impasse também causa apreensão nos técnico-administrativos. A maioria dos servidores, porém, rejeita o golpe no Conselho Departamental, com a instituição de outra forma de cálculo eleitoral diferente da paridade. Elizabeth Ramos, assistente em administrativa lotada no Depto de reprodução Animal do IZ, na Rural desde 1979, é categórica: “Houve uma eleição. Tem que ser respeitada a opinião da comunidade. Se o resultado tivesse sido outro, nós também teríamos que aceitar. Foi uma eleição limpa e quem perdeu tem que aceitar”.

Walmir Rocha, assistente em administração na Rural desde 1986, descreve, porém, uma situação ainda mais complexa. Para ele a comunidade do IZ está sofrendo um golpe orquestrado por algumas pessoas movidas por interesses pessoais. Mas, segundo Rocha, a comunidade já reagiu. “Temos hoje um abaixo-assinado de professores que já ultrapassou o número de votos que o diretor recebeu. Infelizmente tem gente que se diz de esquerda que se recusou a assinar”. Ele cita como um exemplo positivo o caso de um professor, eleitor de Jorge Carlos, que aderiu ao abaixo-assinado afirmando: “Eu perdi a eleição, mas não perdi o meu caráter e nem a minha moral”.

Walmir se diz surpreso com os representantes do DAIZ, os quais, segundo ele, têm defendido nas reuniões do Conselho Departamental a proposta contrária à paridade. “Esta atitude não está de acordo com o que pensam os estudantes e atingem o direito dos técnico-administrativos”. Todavia, como a questão ainda não foi votada, Walmir espera  “que eles tenham uma atitude digna e ética. Qualquer outro posicionamento colocará em dúvida a atual diretoria do Diretório Acadêmico”. 

Risco de intervenção

A maioria da comunidade espera a solução do impasse. Nos corredores, nas seções administrativas, em rodas no gramado ou na cantina próximo ao instituto o assunto é um só: a crise instalada pelo diretor do IZ. A opinião da esmagadora maioria é que o diretor em exercício tem que honrar o compromisso assumido. O mandato se encerra em 24/6 e até lá o Conselho Departamental tem que homologar o resultado. Caso isso não ocorra, estará aberto um precedente perigoso para a intervenção no instituto, o que não agrada a maioria da comunidade e pode atingir a credibilidade da instituição perante todos aqueles que se relacionam com esta na sociedade.


Página 4 

Conjuntura

É  possível  derrotar  o governo

Em meio à séria crise política, que fragmentou a base de apoio do governo, como também a crise energética que acabou por destronar FHC perante a opinião pública, o governo vem fazendo o que pode para tapar o sol com a peneira. Para deter a CPI da corrupção comprou deputados; para conter a insatisfação popular; entregou os senadores Arruda e ACM aos leões; para evitar um movimento de grandes proporções no funcionalismo vem acenando com migalhas para a universidade. As contratações de 1.800 professores, nos marcos do RJU, expressam uma derrota da concepção do governo e o fortalecimento da posição defendida pelo movimento docente a partir do Andes-SN. Ainda que insuficientes, elas só são bancadas, apesar da posição contrária da área econômica do governo, por ser inconveniente, neste momento, ter profissionais formadores de opinião em frontal questionamento ao desmantelamento das IFES. Da mesma forma, o anúncio de gratificações para os técnico-administrativos busca esvaziar o movimento em um segmento que, igualmente, tem se mostrado forte nos últimos anos no interior das universidades e no conjunto do funcionalismo federal.

Entretanto, a julgar pela dinâmica do movimento social, o governo amargará ainda um bom tempo de tempestades. Em todo o país trabalhadores e estudantes encarregam-se dos primeiros ensaios de uma luta que, com certeza, expressa o anseio de toda a população em questionar a corrupção, o entreguismo e a incompetência do governo Fernando Henrique. 

12/6, passeata no Rio

Dia 12 de junho é dia dos namorados. Neste dia, porém, os trabalhadores não reservam amabilidades para FHC. Sindicatos organizados na CUT , entidades do movimento social, partidos de esquerda, enfim, participantes do Fórum Estadual de Luta, no Rio de Janeiro, preparam uma grande manifestação, da Candelária à Cinelândia. O objetivo da manifestação é protestar contra a crise energética e reivindicar a instalação da CPI da corrupção. Ela é também uma preparação para a Marcha de Brasília, dia 27 de junho. 

27 de junho, todos em Brasília

O Fórum Nacional de Luta por Trabalho, Terra e Cidadania programou para este dia uma nova marcha sobre Brasília, a exemplo do ocorrido em 1999. Naquela oportunidade, mais de 100 mil brasileiros tomaram a capital federal do país. O objetivo é repetir o feito. 

Contratações  no  RJU:  Recuo  do MEC

Em reunião com os reitores dia 25, em Recife, o MEC anunciou a distribuição de 2 mil vagas de professores a serem preenchidas por concurso público e dentro do RJU. Apresentou o novo texto da Medida Provisória que estabelece gratificação dos técnico-administrativos com  adicionais de 23% para o nível superior; 8% para o médio e 6% para o de apoio. E anunciou a liberação de recursos para programas de treinamento e organização acadêmica, assim como a modificação nos contratos dos substitutos que poderão ser prorrogados mais de uma vez por até 12 meses, desde que o prazo final não ultrapasse a 31 de dezembro de 2002.

Para o primeiro vice-presidente do Andes-SN, Fernando Molinos, o anúncio representa um recuo do MEC em relação às posições que vinha adotando. “As idas e vindas caracterizam absoluta falta de autoridade para gerir a política educacional, prisioneiro dos ministérios do Planejamento e da Fazenda”, sustenta.

Até aqui, o MEC tentou impor o conceito de que não existia mais o RJU e que as contratações seriam apenas pelo Emprego Público. O anúncio é uma vitória do movimento que defende o regime estatutário. No entanto, o número de vagas é absolutamente insuficiente e não resolve o problema. Há uma defasagem de quase oito mil vagas nas Ifes.

É nesse quadro que a universidade se mobiliza, se preparando para enfrentar a apresentação do projeto do Emprego Público que o MEC promete para breve. Esse é o centro da resistência, mas há ainda demandas para a categoria como o reajuste salarial linear para todos e o fim das gratificações produtivistas.

 Molinos lembra que várias destas questões dizem respeito a todos os trabalhadores do serviço público, como a luta pelo RJU, pelo reajuste linear, em defesa da Previdência pública, da liberdade sindical e contra a perseguição de lideranças sindicais. “São lutas de todo serviço público. Isso, sem abrir mão das questões específicas da categoria”, diz, destacando a reunião do setor das federais dia 10 de junho e a plenária dos SPF, em 28 de junho, um dia após a grande marcha a Brasília,  como momentos importantes de organização do movimento.

Educação Pública

Privatização na América Latina

Com a mesma força que o MST reivindica a terra, a Educação Pública deve ser defendida. Essa foi a síntese do que expressou o professor Emir Sader na abertura do Seminário Internacional sobre Políticas de Privatização da Educação na América Latina, realizado na UERJ.

Promovido pelo Laboratório de Políticas Públicas (LPP/UERJ), pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) e pela Asduerj (Seção Sindical do Andes-SN), o seminário aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de maio e teve cerca de 300 participantes. Junto com Emir Sader - que é professor da USP e da UERJ - estiveram presentes Pablo Gentili (UERJ), Cláudia Gonçalves (presidente da Asduerj-SSind) e André Lázaro (sub-reitor de Extensão e Cultura da UERJ), que criticou a “redução da dimensão pública a essa questão monetária” além de ironizar a crise energética do país, dizendo que o “Laboratório de Políticas Públicas demonstra que o apagão intelectual não virá”.

Além de comparar a questão da Educação com a luta do MST, Sader destaca que o atual ministro da Educação, Paulo Renato de Souza, estudou em universidade pública e anos depois, passará à história como um dos maiores responsáveis pela privatização do ensino superior do país. Finalizou destacando a necessidade de formação de alianças para defender a Educação Pública na América Latina, citando como exemplo, a realização do seminário realizado pelo Andes-SN, CLACSO, LPP e reitoria da UERJ.

O mesmo receituário

O prof. Pablo Gentili fez um balanço das políticas de privatização do Ensino na América Latina. Segundo ele, para que seja caracterizado o processo e reforma educacional na região, é preciso entender as semelhanças entre os casos nacionais. Uma das formas de privatização sutil é a transferência de responsabilidade pública para a iniciativa privada, avisa Gentili. Diz que as organizações sociais – ONGs – aparecem com destaque, utilizando muitas vezes dinheiro público para gerir, de forma privada, uma instituição pública.

É pura propaganda

O aumento do número de estudantes nas universidades, propagandeada pelo Governo federal, também foi criticado por Gentili: “é a exclusão includente”. O Governo ainda mantém a farsa quando o estudante conclui um curso de péssima qualidade, mas “alega que não se consegue emprego porque falta requalificação”. Gastam-se milhões buscando soluções e as ONGs participam ativamente desse processo, “mas não se consegue emprego”, finaliza Gentili. Fonte: Jornal da Adufrj, edição 29, de 28/5.

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